Anatomia e Fisiologia Animal

Home / Anatomia e Fisiologia Animal

O estudo da anatomia e fisiologia permite conhecermos o funcionamento do nosso corpo
O estudo da anatomia e fisiologia permite conhecermos o funcionamento do nosso corpo

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:

A Anatomia Animal é a parte da Biologia que estuda a forma e a estrutura do corpo dos organismos incluídos no Reino Animalia. Essa importante área permitiu que conhecêssemos a estrutura do nosso corpo e de outros seres vivos, bem como fôssemos capazes de entender seu funcionamento.

A compreensão, por exemplo, de que o sangue circula no interior dos vasos sanguíneos só foi possível através dos estudos anatômicos que analisaram o interior de nosso corpo. Sem essa área, não teríamos conhecimento nem mesmo da disposição dos órgãos no nosso organismo e, consequentemente, não seríamos capazes de criar tratamentos para determinadas doenças e realizar cirurgias. Sendo assim, podemos concluir que essa área da Biologia é fundamental para a Medicina e influenciou diretamente em todo nosso conhecimento sobre saúde.

Além disso, o estudo da anatomia comparada, ou seja, o estudo comparativo entre a estrutura dos vários animais, incluindo o homem, é de extrema importância para a compreensão dos processos evolutivos. Órgãos semelhantes em organismos diferentes fazem com que seja possível estabelecer laços de parentesco entre diferentes espécies.

Outra área bastante relacionada com a anatomia e que também apresenta bastante importância na área da saúde é a Fisiologia Animal. Através dela é possível compreender como o corpo dos animais funciona, bem como cada uma de suas partes.

A anatomia e a fisiologia são áreas que andam juntas e possuem uma íntima relação, pois conhecer as partes do corpo é fundamental para compreender o seu funcionamento. É impossível, por exemplo, entender o mecanismo de digestão sem conhecer os órgãos que compõem o sistema digestório. E o conhecimento exclusivo do nome dos órgãos sem a compreensão de seu funcionamento e função apresenta pouca relevância.

Diante da importância dessas duas áreas da Biologia, separamos para você uma seção especial a respeito da Anatomia e Fisiologia Animal. Nessa seção mostraremos os principais órgãos e sistemas dos animais e compreenderemos como eles funcionam para desempenhar cada função que mantém o organismo vivo.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: