Audição

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Audição

A orelha traduz estímulos mecânicos em impulsos nervosos
A orelha traduz estímulos mecânicos em impulsos nervosos

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A audição é um mecanismo de captação de ondas de pressão do ar pela orelha. Esses estímulos mecânicos captados são traduzidos em impulsos nervosos, que, em seguida, são percebidos pelo cérebro como som. Esse mecanismo é muito importante, pois facilita a comunicação entre os indivíduos.

Na espécie humana, a orelha pode ser dividida em externa, média e interna.

  • Orelha externa: é formada pelo pavilhão auricular e meato acústico externo (ou canal auditivo), que são responsáveis pela captação do som e transmissão para a membrana timpânica;

  • Orelha média: é formada pelo tímpano, que é constituído por três ossos – bigorna, martelo e estribo –, os quais transmitem as vibrações para a janela oval. Essa estrutura, ao vibrar, cria ondas de pressão no líquido presente no interior da cóclea;

  • Orelha interna (ou labirinto): é formada pelos canais semicirculares, vestíbulo e cóclea, que são câmaras cheias de líquido. Os canais semicirculares também atuam no equilíbrio.

Caminho do som

O pavilhão auricular capta as ondas, que penetram no meato acústico e fazem vibrar o tímpano. Depois disso, as vibrações são transmitidas a três ossos, os quais amplificam ou diminuem as vibrações do tímpano por meio de músculos ligados a eles. Um dos ossos, o estribo, transmite a vibração para a janela oval. Essa vibração cria, então, ondas de pressão no líquido (endolinfa) que se encontra dentro da cóclea.

No interior da cóclea, encontra-se a membrana basilar com as células sensitivas ciliadas, que se agrupam no órgão espiral (ou órgão de Corti). Essas células são estimuladas pela pressão exercida pela endolinfa, o que gera um impulso nervoso que é levado pelo nervo vestibulococlear (ou nervo auditivo) ao lobo temporal do cérebro, onde o som é percebido.

Problemas auditivos

Os problemas auditivos, como a perda parcial ou total da audição (surdez), podem ter diversas causas:

  • Hereditariedade;

  • Infecções;

  • Uso de alguns medicamentos;

  • Lesões;

  • Exposição a sons muito intensos;

  • Idade avançada.

O tratamento para os problemas auditivos deve ser avaliado pelos médicos e, quando recomendado, pode ser realizado por meio de cirurgias, implantes e aparelhos amplificadores.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: