Circulação sistêmica e pulmonar

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Circulação sistêmica e pulmonar

O sistema cardiovascular garante o transporte de gases e nutrientes pelo corpo
O sistema cardiovascular garante o transporte de gases e nutrientes pelo corpo

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

O sistema cardiovascular humano funciona com o objetivo principal de levar a todas as células do corpo oxigênio e nutrientes, bem como retirar dos tecidos aqueles produtos resultantes do metabolismo da célula. Para que isso aconteça, o sangue é impulsionado pelo coração e levado por todo o corpo pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). Como o sangue permanece no interior dos vasos, dizemos que a circulação humana é fechada.

O sangue segue dois caminhos básicos ao chegar ao coração. Ele pode seguir em direção aos pulmões ou ser impulsionado para outros órgãos do corpo. De acordo com o caminho que ele segue, podemos classificar a circulação em pulmonar e sistêmica.

A circulação pulmonar, também chamada de pequena circulação, é a responsável por levar o sangue do coração para os pulmões. Nesse caso, o sangue rico em gás carbônio sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar, chega aos pulmões, sofre o processo de trocas gasosas (hematose) e retorna ao átrio esquerdo do coração pelas veias pulmonares.

Percebe-se, portanto, que a função da circulação pulmonar é levar sangue pobre em oxigênio para os pulmões e devolvê-lo rico em oxigênio para que, assim, o sangue possa ser bombeado para o restante do corpo.

Observe atentamente a localização da circulação pulmonar e sistêmica
Observe atentamente a localização da circulação pulmonar e sistêmica

A circulação sistêmica, também chamada de grande circulação, é a responsável por garantir que o sangue oxigenado seja levado para todo o corpo e que o sangue rico em gás carbônico retorne ao coração. O sangue oxigenado sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta, é levado para as diversas partes do corpo, sofre trocas gasosas nos tecidos e retorna ao átrio direito do coração pelas veias cavas superiores e inferiores. Ao chegar ao coração, o sangue rico em gás carbônico é então levado para o pulmão para a oxigenação, iniciando-se novamente o processo de circulação pulmonar.

A circulação pulmonar e sistêmica estão diretamente associadas e são essenciais para garantir o equilíbrio do corpo. A circulação sistêmica garante oxigenação e nutrição para todas as células do corpo, enquanto a circulação pulmonar garante que o sangue a ser distribuído tenha a quantidade de oxigênio necessária para cada célula.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: