Hematose

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Hematose

Observe o desenho esquemático do sistema respiratório com destaque para os alvéolos pulmonares
Observe o desenho esquemático do sistema respiratório com destaque para os alvéolos pulmonares

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

29 Aug 2014

Compartilhe:

A respiração é um mecanismo que permite que nosso corpo consiga retirar energia química dos alimentos e utilizar essa energia nas atividades metabólicas. A respiração ocorre em dois níveis distintos: nível celular (respiração celular) e nível de organismo (respiração pulmonar).

O sistema respiratório é responsável por realizar as trocas gasosas entre o sangue e o ar que captamos através da respiração pulmonar. Esse sistema é composto por cavidades nasais, boca, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. Nesses últimos são encontradas pequenas bolsas chamadas de alvéolos pulmonares, local onde ocorre a troca gasosa.

Os alvéolos pulmonares são recobertos por uma grande rede de capilares, que garante uma grande proximidade entre o sangue e o ar no interior dessas estruturas, favorecendo, assim, a difusão dos gases. O gás carbônico que se encontra em grande concentração no sangue dos capilares difunde-se para o ar alveolar. Já o gás oxigênio presente no ar difunde-se para o interior dos capilares. Esse processo é conhecido como hematose.

Hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos
Hematose é o processo de trocas gasosas que ocorre nos capilares sanguíneos

O gás oxigênio que entra no sangue penetra nas hemácias, combinando-se com a hemoglobina. O transporte de oxigênio só é possível graças à presença dessa proteína, que é capaz de combinar-se com quatro moléculas de oxigênio e formar a oxiemoglobina.

Ao chegar nos tecidos, o gás oxigênio desprende-se da oxiemoglobina e é utilizado pelas células no processo de respiração celular. Grande parte do gás oxigênio é transformada, nesse processo, em gás carbônico, que se difunde das células para os capilares. Ele é então levado pelo sangue até os pulmões onde se dirige para o interior dos alvéolos. É importante frisar que apenas parte do gás carbônico é transportada pela hemoglobina (carboemoglobina), sendo que a grande maioria é levada através do plasma na forma de íons bicarbonato.

O processo de hematose ocorre constantemente no nosso corpo, assegurando, assim, a oxigenação de todos os nossos tecidos e a realização dos processos de respiração celular.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

29 Aug 2014

Compartilhe: