Hormônios

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Hormônios

Observe os receptores hormonais específicos em cada célula-alvo
Observe os receptores hormonais específicos em cada célula-alvo

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

As glândulas endócrinas são aquelas que produzem substâncias que são lançadas diretamente no sangue. Essas substâncias químicas são chamadas de hormônios.

Os hormônios são essenciais para o funcionamento do corpo humano e atuam regulando a função de outras células. Diferentemente de outras substâncias, como os neurotransmissores, eles são capazes de manter a sua ação por tempo mais prolongado.

Apesar de ser liberado no sangue e atingir uma grande quantidade de células, eles atuam apenas na célula-alvo. Isso significa que determinada célula só será estimulada ou inibida pela ação de um hormônio específico.

Na membrana de cada célula-alvo existe um receptor hormonal, uma proteína capaz de se ligar ao hormônio. Cada receptor só se combina com um determinado hormônio, ou seja, é uma ligação específica. É importante destacar que caso um hormônio esteja em grande quantidade na corrente sanguínea, a célula poderá diminuir o número de receptores em sua membrana. Em caso de diminuição, ela poderá aumentar seus receptores. Existem também hormônios que se comunicam com receptores no citoplasma, como os hormônios esteroides.

Alguns hormônios atuam regulando a secreção de outros hormônios, ou seja, atuam controlando a ação de outras glândulas endócrinas. Nesse caso, recebem o nome de hormônios trópicos. Podemos citar como exemplo os hormônios: tireoideotrópicos (atuam na tireoide), adrenocorticotróficos (atuam na suprarrenal) e gonadotrópicos (atuam nos testículos e ovários).

Observe abaixo as principais glândulas produtoras de hormônios no corpo humano:

- Hipófise: Dentre a vasta quantidade de hormônios produzidos pela hipófise, podemos citar o adrenocorticotrófico, tireoideotrófico, prolactina, folículo estimulante, luteinizante, somatotropina.

- Tireoide: Tiroxina, triiodotironina e calcitonina.

- Paratireoide: Paratormônio.

- Glândula suprarrenal: Glicocorticoides e mineralocorticoides.

- Testículo: Andrógenos.

- Ovário: Estrógenos e progesterona.

- Medula da suprarrenal: Adrenalina e noradrenalina.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: