Meninges

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Meninges

As meninges são constituídas por três camadas: dura-máter, aracnoide e pia-máter
As meninges são constituídas por três camadas: dura-máter, aracnoide e pia-máter

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:

As meninges são membranas constituídas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso central, este formado pelo encéfalo e medula espinhal. Elas são formadas por três membranas: dura-máter, mais externa; pia-máter, acima do tecido nervoso; e aracnoide, entre as outras duas membranas.

Dura-máter

A dura-máter, membrana mais externa e espessa, está ligada ao periósteo (membrana que reveste os ossos) dos ossos do crânio. Na medula, ela não se liga ao periósteo da coluna vertebral, formando o espaço epidural. Nessa região, que está entre a dura-máter e a aracnoide, em casos de patologias, pode surgir a cavidade subdural, onde pode ocorrer o acúmulo de sangue.

Aracnoide

Membrana situada entre a dura-máter e a pia-máter. A parte que se liga à dura-máter apresenta-se sob a forma de membrana, e a parte que se liga à pia-máter é constituída por estruturas que formam uma cavidade, o espaço subaracnoideo, onde se encontra o líquido cerebrospinal, cefalorraquidiano ou liquor. A aracnoide forma algumas expansões que perfuram a dura-máter e terminam em dilatações nos seios venosos, onde ocorre a transferência do líquido cefalorraquidiano para o sangue.

O líquido cefalorraquidiano fornece proteção adicional contra choques mecânicos e regula a pressão interna do sistema nervoso.

Pia-máter

Membrana localizada logo acima do tecido nervoso, mas não entra em contato direto com ele, pois entre a membrana e o tecido encontra-se uma camada de prolongamentos de astrócitos. A pia-máter penetra no tecido nervoso por extensões juntamente aos vasos sanguíneos. Antes que os vasos se transformem em capilares, a pia-máter que os reveste desaparece. Os capilares também são envolvidos por prolongamentos de astrócitos.

Meningite

A meningite, que é a infecção das meninges, é causada por vírus ou bactéria e tem como principais sintomas: febre, dor de cabeça e rigidez da nuca. No caso de aparecimento de sintomas, deve-se procurar com urgência atendimento médico para avaliação e tratamento, pois essa infecção pode espalhar-se por todo sistema nervoso, causando grandes complicações e podendo levar o paciente a óbito.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: