Néfron

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Néfron

O néfron é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal
O néfron é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim. Eles são constituídos por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal.

O corpúsculo renal é constituído por capilares, que se ramificam da artéria renal e são envoltos por uma cápsula renal ou glomerular (cápsula de Bowman). Nessa região, ocorre a formação do filtrado glomerular por meio do processo de filtração do sangue, que impede a passagem dos elementos figurados do sangue e grandes proteínas.

O túbulo néfrico pode ser dividido em três partes:

  • Túbulo contorcido proximal: região onde ocorre a reabsorção de íons, água e nutrientes do filtrado glomerular no processo de formação da urina;

  • Alça néfrica (alça de Henle): região onde ocorre a reabsorção de água do filtrado. Essa região possui inúmeros canais formados por proteínas, que tornam o local permeável à água.

  • Túbulo contorcido distal: região que regula o pH e a concentração de K+ (potássio) e de NaCl (cloreto de sódio) no organismo.

    O túbulo distal desemboca em um ducto ou túbulo coletor de maior calibre e que carrega o filtrado até a pelve renal. No ducto coletor, ocorre a formação da urina a partir do processamento final do filtrado.

Na espécie humana, há dois tipos de néfrons no rim:

  • Néfron cortical: associado com a alça néfrica curta, adentra apenas em uma pequena porção da medula;

  • Néfron justamedular: associado com a alça néfrica longa, adentra profundamente na medula.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: