Principais sistemas do corpo humano

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Principais sistemas do corpo humano

Os diferentes sistemas do corpo humano realizam atividades específicas para garantir o funcionamento do organismo
Os diferentes sistemas do corpo humano realizam atividades específicas para garantir o funcionamento do organismo

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

O corpo humano é formado por diversos sistemas, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas, que podem ser definidos como conjuntos de órgãos, apesar de estarem ligados, realizam atividades específicas.

Podemos dizer que o corpo humano apresenta doze sistemas principais. São eles:

Sistema Tegumentar: Formado pela pele e seus anexos, tais como pelos, unhas e glândulas. Atua, entre outras funções, isolando o corpo, evitando a perda excessiva de água e regulando a temperatura.

Sistema Esquelético: Constituído basicamente por ossos e cartilagens. A principal função desse sistema é garantir a movimentação e sustentação do nosso organismo; proteger órgãos de impactos; produzir células sanguíneas e atuar como depósito de cálcio.

Sistema Articular: Formado pelas articulações, esse sistema proporciona a união das peças do esqueleto humano.

Sistema Muscular: Composto pelos músculos, esse sistema garante a movimentação do nosso corpo e a contração de órgãos.

Sistema Cardiovascular: É composto pelo tecido sanguíneo, vasos sanguíneos e o coração. O objetivo desse sistema é garantir que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e os produtos indesejáveis sejam removidos.

Sistema Respiratório: Formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, esse sistema garante a hematose e, consequentemente, que oxigênio seja levado às células.

Sistema Digestório: Composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas, tais como as salivares, o fígado e o pâncreas, esse sistema quebra os alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo.

Sistema Urinário: Formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, esse sistema elimina as substâncias tóxicas e em excesso no organismo.

Sistema Genital: O sistema genital masculino é formado por testículos e vias espermáticas, enquanto o feminino é formado por ovários, tubas uterinas, útero e vagina. A principal função desse sistema é garantir a reprodução e produção de hormônios.

Sistema Nervoso: Formado pelo Sistema Nervoso Central, constituído por encéfalo e medula espinhal, e pelo Sistema Nervoso Periférico, constituído pelos nervos e gânglios, esse sistema capta estímulos do meio externo e interno, bem como formula respostas para esses estímulos.

Sistema Endócrino: Ele é formado por todas as glândulas endócrinas do corpo, tais como a hipófise, tireoide, pâncreas, testículos e ovários. Sua função principal é garantir a produção de hormônios e, portanto, o controle das funções biológicas e a homeostase.

Sistema Linfático: Constituído pela linfa, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides, esse sistema recolhe o líquido intersticial e devolve para o sangue, além de ajudar na defesa do organismo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: