Sistema cardiovascular

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos
O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

O sistema cardiovascular humano é formado pelos vasos sanguíneos, uma rede de tubos que transporta sangue, e pelo coração, uma bomba muscular responsável por impulsionar o sangue para o corpo. Esses órgãos trabalham juntos para garantir que todas as células do corpo recebam nutrientes e oxigênio.

Os vasos sanguíneos são divididos em artérias, veias e capilares. De uma maneira geral, podemos dizer que veias são vasos responsáveis por levar o sangue do corpo para o coração, enquanto as artérias são responsáveis por transportar o sangue do coração para o corpo. Já os capilares são vasos de pequeno calibre que apresentam parede formada por uma única camada de célula, o que permite a troca de substância entre a corrente sanguínea e o líquido intersticial.

As artérias apresentam paredes grossas formadas por três camadas de tecidos (túnicas). Paredes elásticas e fortes são essenciais para assegurar o transporte do sangue, que está sendo levado sob alta pressão. A medida que se afastam do coração, as artérias diminuem seu calibre, formando ramos mais finos que recebem o nome de arteríolas, que, por sua vez, ramificam-se em capilares. Esses últimos unem-se em vênulas, que se reúnem em vasos mais calibrosos chamados de veias.

As veias também possuem três túnicas, porém são menos espessas que as artérias. Esses vasos apresentam valvas que se abrem no sentido do coração, impedindo, assim, que ocorra um refluxo. A pressão sanguínea nas veias é relativamente baixa.

Anteriormente, muitos livros didáticos diferenciavam veias e artérias dizendo que as primeiras transportavam apenas sangue rico em gás carbônico e as últimas transportavam sangue rico em oxigênio. Eram utilizados, inclusive, os termos sangue arterial e sangue venoso para diferenciar o sangue com grande quantidade de oxigênio e aquele com maior quantidade de gás carbônico.

Entretanto, essa definição de veias e artérias caiu em desuso, assim como os termos sangue arterial e venoso. O problema dessa definição é que as veias pulmonares transportam sangue rico em oxigênio e as artérias pulmonares levam sangue pobre em oxigênio.

Observe as principais diferenças entre veias e artérias: espessura e presença de valvas
Observe as principais diferenças entre veias e artérias: espessura e presença de valvas

O coração é um órgão musculoso responsável por impulsionar o sangue pelo corpo. Ele é encontrado entre os dois pulmões e sobre o diafragma, com aproximadamente dois terços de sua massa mais alinhados à esquerda. Esse órgão é revestido por um tecido muscular cardíaco chamado de miocárdio e, internamente, é dividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.

As duas cavidades superiores são chamadas de átrios, enquanto as duas inferiores são chamadas de ventrículos. Quando comparadas com os ventrículos, as paredes dos átrios são relativamente mais finas. Isso ocorre porque os ventrículos bombeiam sangue para todo o corpo, enquanto os átrios bombeiam sangue somente para os ventrículos. Podemos dizer que os átrios funcionam como câmaras que recebem sangue do corpo, enquanto os ventrículos funcionam bombeando o sangue para o corpo.

Representação esquemática da estrutura interna do coração
Representação esquemática da estrutura interna do coração

Cada átrio comunica-se com um ventrículo. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda, também chamada de valva bicúspide ou valva mitral. Já o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito pela valva atrioventricular direita, também chamada de tricúspide. Essas valvas asseguram o fluxo unidirecional do sangue.

Existem ainda as valvas semilunares que estão localizadas entre os ventrículos e a artéria pulmonar e entre o ventrículo e a aorta. Essas valvas recebem o nome de pulmonar e aórtica, respectivamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: