Sistema urinário

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Sistema urinário

Observe o esquema do sistema urinário humano
Observe o esquema do sistema urinário humano

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

28 Aug 2014

Compartilhe:

O sistema urinário é muito importante para a eliminação de catabólitos do nosso corpo e, consequentemente, para a manutenção do equilíbrio interno do organismo. A partir dele é possível controlar a quantidade de água, bem como a quantidade de substâncias necessárias e indesejáveis.

A ureia, produzida no fígado, é a principal substância excretada. Além dessa substância, a urina é formada por água, sais, ácido úrico e outras substâncias, tais como medicamentos.

No homem, o sistema urinário é composto por dois rins, duas pelves renais, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra.

Os rins são órgãos que possuem o formato semelhante a um feijão, de cor marrom, possuindo 10 cm de comprimento por 5 cm de largura. Eles estão localizados ao nível da 12º vértebra torácica e das três primeiras lombares. Em um corte longitudinal, podemos observar duas camadas: a mais central (medula) e a mais externa (córtex).

É no rim, mais precisamente no néfron, que acontece a filtração do sangue e a formação da urina. O néfron é a unidade funcional desse órgão e é formado pela cápsula renal, onde estão localizados o glomérulo renal e um longo túbulo. Esse túbulo, conhecido por túbulo néfrico, é formado por algumas partes distintas: túbulo contorcido proximal, alça néfrica e túbulo contorcido distal.

Observe o esquema do néfron, unidade funcional do rim
Observe o esquema do néfron, unidade funcional do rim

O túbulo contorcido distal termina na região chamada de ducto coletor. Eles formam a chamada pirâmide renal, que termina nos cálices menores, que se reúnem e formam os cálices maiores. Esses últimos terminam na chamada pelve renal, que é a região de onde parte o ureter.

Os ureteres estendem-se do rim até a porção posterior da bexiga urinária. Sua função é colher a urina e levá-la até a bexiga. Esta é uma estrutura com grande capacidade de distensão, localizada na parte posterior da sínfise pubiana. Sua função é armazenar a urina até o momento de sua eliminação. Vale destacar que uma bexiga humana consegue armazenar até 300 mL de urina, sendo que quando o volume chega a 150 mL, iniciam-se sinais para estimular a micção.

Da bexiga sai a uretra, que a comunica com o meio externo. No homem é por onde ocorre a expulsão da urina e do sêmen. Na mulher, ocorre exclusivamente a eliminação da urina. Por passar pelo interior do pênis, a uretra masculina apresenta-se maior que a feminina, aquela com 18 cm de comprimento e esta, por sua vez, com 3 cm.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

28 Aug 2014

Compartilhe: