Biodiversidade

Home / Biodiversidade

A biodiversidade diz respeito à variedade de organismos vivos ao nosso redor
A biodiversidade diz respeito à variedade de organismos vivos ao nosso redor

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

A biodiversidade diz respeito à variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais. Diz respeito também à variedade genética encontrada e aos ecossistemas que nos rodeiam.

A palavra biodiversidade foi criada em 1985 e é formada pela junção de outras duas: diversidade e biológica. A diversidade biológica ficou definida pela Convenção Sobre Diversidade Biológica como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.

De acordo com essa definição, podemos dividir a biodiversidade em três níveis:

- Diversidade genética - Diz respeito à diferença entre seres de uma mesma espécie.

- Diversidade de espécies - Diz respeito à diferença entre indivíduos de espécies diferentes.

- Diversidade de Ecossistemas - Diz respeito à diversidade das comunidades ecológicas.

Atualmente a palavra biodiversidade vem sendo usada com mais frequência, uma vez que enfrentamos uma grande perda no número de espécies do planeta, principalmente nas regiões tropicais. Isso se deve principalmente à ação do homem, que destrói os habitat, polui e contamina a água, solo e o ar, introduz espécies exóticas e utiliza muitos recursos de maneira descontrolada. Isso faz com que muitas espécies entrem em extinção, causando assim a diminuição da biodiversidade.

Essa diminuição afeta diretamente nossa vida, uma vez que é a biodiversidade a responsável pelo equilíbrio de todos os ecossistemas, além de utilizarmos uma grande quantidade de espécies como forma de alimento e fonte de renda.

Nesta seção separamos um pouco da diversidade da natureza para você e abordamos vários organismos vivos, tais como bactérias, protozoários e fungos. Entretanto, vale destacar que plantas e animais serão tratados em uma seção diferenciada, em virtude da complexidade desses temas.

Boa leitura e divirta-se conhecendo mais sobre as diferentes formas de vida do planeta!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: