Cianobactérias

Você está aqui: Home / Biodiversidade / Cianobactérias

Sob determinadas condições, as cianobactérias podem formar grandes massas, denominadas florações
Sob determinadas condições, as cianobactérias podem formar grandes massas, denominadas florações

Curtidas

0

por Helivania

07 Jan 2017

Compartilhe:

Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes. Por sua característica procarionte, assemelham-se a bactérias. Mas por serem produtoras fotossintetizantes, como as algas eucariontes, são conhecidas pelos botânicos como cianofíceas. Atualmente existem mais de 7500 espécies identificadas e que estão distribuídas nos mais diversos ambientes, sendo eles terrestres, de água doce, marinhos, até mesmo nos mais extremos, como fontes termais e neve.

São conhecidas também como “algas azuis”, pois seus pigmentos fotossintetizantes fazem com que apresentem uma coloração verde azulada quando observadas em microscópio. As cianobactérias apresentam diversos pigmentos fotossintetizantes:

  • clorofila a: esverdeada;

  • ficocianina: azul;

  • ficoeritrina: vermelho – presente em algumas espécies.

Importância ecológica

  • São produtoras e fazem parte da base das cadeias tróficas aquáticas, sendo, assim, extremamente importantes para o funcionamento dos ecossistemas;

  • Participam do ciclo do carbono;

  • Participam do ciclo do nitrogênio. Elas possuem células especializadas, os heterocistos, que fixam o nitrogênio, convertendo-o em amônio para ser utilizado nas reações biológicas.

Evolução

As cianobactérias, quando se ligam a sedimentos ricos em cálcio sob determinadas condições climáticas, formam os estromatólitos, que são depósitos calcários em camadas. Esses estromatólitos formam grandes registros que auxiliam nos estudos evolutivos, pois permitem entender como era o clima há bilhares de anos, onde as cianobactérias tiveram um papel importante no aumento do oxigênio na atmosfera.

Curiosidades

- Muitas espécies vivem em simbiose com outros organismos, como é o caso das espécies que vivem em associação com alguns fungos, formando os líquens;

- As cianobactérias também podem causar problemas ao meio ambiente e à saúde humana. Em ambientes onde há grande aporte de nutrientes e altas temperaturas, pode ocorrer um aumento na quantidade de cianobactérias, formando grandes massas visíveis, denominadas florações (blooms). Além do fato dessas florações causarem a eutrofização dos corpos d'água, algumas espécies produzem toxinas que podem causar problemas sérios à saúde humana e até mesmo causar a morte de muitos organismos.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

07 Jan 2017

Compartilhe: