Classificação biológica (taxonomia)

Você está aqui: Home / Biodiversidade / Classificação biológica (taxonomia)

Todos os animais pertencem ao reino Animalia
Todos os animais pertencem ao reino Animalia

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe:

Classificar é um comportamento comum que temos. Classificamos graus de amizade, músicas, e até mesmo o que será guardado em cada uma das gavetas que possuímos. Geralmente, utilizamos as semelhanças como ponto de partida. Assim, temos meias em uma gaveta, bermudas em outra, e assim por diante.

No ano de 1735, o naturalista sueco Carl von Linnée, também conhecido por Lineu, publicou um livro no qual classificava os seres vivos em grupos, de acordo com suas semelhanças; e também propunha regras para que fossem nomeados.

Muito do que contém nesta obra, chamada Systema naturae, é utilizado até hoje, já que unifica a linguagem científica. Considerando que um mesmo ser vivo pode ter diversos nomes vulgares, neste sistema cada espécie possui um nome científico, e este é utilizado em qualquer local do país ou do mundo, facilitando a comunicação entre pesquisadores e público interessado.

Assim, espécie foi considerada a categoria taxonômica mais específica. Esta consiste num grupo de indivíduos que possuem muitas características estruturais semelhantes, e que são capazes de cruzar, naturalmente, dando origem a descendentes férteis. Depois dela, há o gênero, que corresponde a um grupo um pouco mais abrangente, que reúne algumas espécies cujas características de seus indivíduos são bastante parecidas. Há, ainda, mais cinco categorias taxonômicas, cujo nível de abrangência é crescente. São elas: família, ordem, classe, filo e reino.

A taxonomia é importante no estudo da sistemática: a parte da Biologia responsável pelo estudo da biodiversidade.

Alguns exemplos:

 

Leão

Tigre

Suçuarana

Urso

Zebra

Sapo cururu

Borboleta monarca

Reino

Animalia

Animalia

Animalia

Animalia

Animalia

Animalia

Animalia

Filo

Chordata

Chordata

Chordata

Chordata

Chordata

Chordata

Arthropoda

 

Classe

Mammalia

Mammalia

Mammalia

Mammalia

Mammalia

Amphibia

Insecta

Ordem

Carnivora

Carnivora

Carnivora

Carnivora

Perissodactyla
 

Anura
 

Lepidoptera

Família

Felidae

Felidae

Felidae

Ursidae

Equidae
 

Bufonidae

Nymphalidae

Gênero

Panthera

Panthera

Puma

Ursus

Equus

Rhinella

Danaus

Espécie

Panthera leo

Panthera tigris

Puma concolor

Ursus maritimus

Equus

grevyi

Rhinella schneideri

Danaus plexippus

 

Nas classificações modernas, há também a divisão em domínios, precedendo o Reino: Domínio Bacteria, Archaea e Eukarya. O primeiro abriga as bactérias propriamente ditas; o segundo, das arqueas, antigamente denominadas arqueobactérias; e o terceiro, todos os outros seres vivos.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe: