Fauna e flora

Você está aqui: Home / Biodiversidade / Fauna e flora

Interação entre inseto e planta
Interação entre inseto e planta

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

Quando falamos sobre biodiversidade, referimo-nos à diversidade de organismos vivos existentes nos ecossistemas, sejam ele micro, sejam macro-organismos. Fauna é o nome que se dá à diversidade de animais de uma determinada região. Flora é a diversidade de plantas de uma região. A flora é indispensável para a manutenção da vida na Terra, pois ela é a responsável pelo processo fotossintético. A fauna e a flora podem muitas vezes ser específicas de determinadas regiões e influenciadas pelos fatores ambientais locais.

Flora

No Brasil, podemos observar a diferença entre a flora da caatinga em relação à da floresta Amazônica, por exemplo. Na caatinga, onde as temperaturas são elevadas praticamente durante todo o ano e as chuvas são escassas e irregulares, a flora é caracterizada por árvores baixas e arbustos com muitos espinhos. Essa vegetação também tem a característica de perder suas folhas durante a seca (vegetação caducifólia) para evitar a perda de água por transpiração, e algumas armazenam água, como as cactáceas.

Já na floresta Amazônica, onde o clima é úmido e há temperaturas relativamente elevadas, encontramos um ambiente propício para um maior desenvolvimento da vegetação. Nesse local, as árvores apresentam grande porte e há uma grande quantidade de epífitas e trepadeiras, que buscam alcançar uma melhor posição para seu desenvolvimento, já que a mata pode encontrar-se bastante fechada.

Fauna

Em relação à fauna, podemos observar as suas diferenças entre ambientes de clima frio e onde as temperaturas são mais elevadas, por exemplo. Em regiões de clima frio, como nas tundras, a fauna é caracterizada por animais que possuem grande camada de gordura corporal e pelos para a manutenção da temperatura, além das espécies migradoras, que chegam durante o verão.

Já em regiões tropicais, onde as temperaturas são mais elevadas, a diversidade de espécies é muito maior, com a presença de representantes das mais diversas classes. As aves e os mamíferos, por conseguirem manter a temperatura corporal constante (homeotermos), apresentam uma maior distribuição na biosfera do que as espécies que não mantêm (heterotérmicos).

A fauna e a flora estão intimamente interligadas, pois muitos animais utilizam as plantas como alimento e abrigo, e as plantas necessitam, muitas vezes, dos animais para a sua reprodução por meio da polinização e dispersão da semente.

O conhecimento a respeito da biodiversidade permite-nos compreender como os organismos interagem e, assim, elaborar estratégias de preservação.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: