Seres unicelulares e multicelulares

Você está aqui: Home / Biodiversidade / Seres unicelulares e multicelulares

Os protozoários são organismos unicelulares
Os protozoários são organismos unicelulares

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Sabemos que as células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos, ou seja, todo organismo vivo, com exceção dos vírus, possui células. Essas células podem estar unidas, formando um organismo, ou se apresentarem individualizadas, formando um ser constituído por uma única célula.

Organismos Unicelulares

Os organismos unicelulares são aqueles que possuem corpo formado por apenas uma célula. Em razão da simplicidade desses seres, acredita-se que os primeiros organismos vivos que surgiram no planeta eram unicelulares.

Seres unicelulares são autossuficientes e conseguem manter todas as suas atividades, como locomoção e alimentação, sem precisar de outra célula. No que diz respeito à reprodução, esta pode ser assexuada, como ocorre em grande parte das bactérias, ou sexuada, como ocorre em alguns protozoários.

Organismos unicelulares podem ser ainda procariontes ou eucariontes. Nos procariontes (bactérias e cianobactérias), não é possível observar o material genético em um núcleo verdadeiro; já nos eucariontes, observa-se a presença de núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca).

Como exemplo de organismos unicelulares, podemos citar as bactérias, os protozoários, algumas espécies de algas e algumas espécies de fungos.

Organismos Multicelulares ou Pluricelulares

As esponjas são exemplos de organismos multicelulares
As esponjas são exemplos de organismos multicelulares

Os organismos multicelulares, também chamados de pluricelulares, apresentam uma grande quantidade de células. As células no corpo desses organismos são mais complexas e atuam de maneira conjunta para garantir a sobrevivência de um ser.

Nos organismos multicelulares, as células podem estar organizadas em tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas, que, por fim, formam o corpo do espécime. Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos.

A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada que ocorre em seres multicelulares, podemos citar a fragmentação, partenogênese, esporulação, multiplicação vegetativa, estrobilização e brotamento. No caso da reprodução sexuada, que ocorre com a junção de gametas, observa-se nos multicelulares um ciclo de vida com estágios de nascimento, crescimento, maturação sexual, reprodução e morte.

Como exemplo de organismos multicelulares, podemos citar algumas espécies de algas, algumas espécies de fungos, plantas e animais.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: