Biologia Celular

Home Biologia Celular

A Biologia Celular é responsável pelo estudo das células
A Biologia Celular é responsável pelo estudo das células

Curtidas

0

por Vanessa

25 Aug 2014

Compartilhe:

Sabemos que a célula é a menor parte viva de um organismo, constituindo, assim, a parte fundamental de todo ser vivo. A parte da Biologia que estuda as células é a Citologia, também conhecida atualmente como Biologia Celular. Essa área do conhecimento é responsável por estudar a estrutura da célula, sua forma, suas organelas e suas funções.

Apesar de hoje a biologia celular contar com avançados recursos, tais como microscópios de varredura e transmissão, nem sempre foi fácil observar essas pequenas estruturas. Acredita-se que o primeiro microscópio foi inventado por volta de 1590 e a primeira estrutura que foi chamada de célula foi vista apenas em 1665 por Robert Hook.

Hook, ao analisar fatias de cortiça, observou espaços abertos, como compartimentos, que ele chamou de células. O que ele verificou, na verdade, eram apenas paredes celulares, uma vez que as células estavam mortas e sem citoplasma. Por avistar apenas compartimentos sem conteúdo, ele chamou-os de célula, que significa uma pequena cela.

Depois dessa descoberta, diversos outros trabalhos observaram células em seres vivos, tais como plantas e animais, e pouco a pouco os cientistas foram vendo sua complexidade. No século XIX, os pesquisadores Schwann e Schleiden propuseram a chamada Teoria Celular, que afirmou que todos os seres vivos são formados por células.

Aceitando essa premissa, iniciaram-se investigações para saber mais sobre a origem das células. Foi então que Rudolf Virchow, em 1855, afirmou que toda célula origina-se de outra célula, e Walther Flemming, em 1878, descreveu o processo de mitose.

Esses conhecimentos foram incorporados na Teoria Celular, que hoje pode ser resumida em três pontos básicos:

- Todos os seres vivos são formados por células;

- As células são as unidades funcionais dos seres vivos;

- Uma célula só surge de outra célula preexistente.

Nesta seção estudaremos a fundo as células, suas organelas, suas funções e os processos que ocorrem no interior dessas estruturas. Também veremos as novidades científicas nessa área que é a base para o estudo de qualquer outra parte da Biologia.

Aproveite bem os estudos voltados a essas pequenas e complexas estruturas!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

25 Aug 2014

Compartilhe: