Água

Você está aqui: Home / Biologia Celular / / Química da célula / Água

A água é a substância mais comum do planeta
A água é a substância mais comum do planeta

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

10 Mar 2016

Compartilhe:

A água é considerada a substância mais comum do planeta, além de ser a única encontrada nos três estados físicos da matéria nas condições físico-químicas da Terra. É essa substância que garante a sobrevivência da vida no planeta, fazendo parte da composição do corpo dos organismos vivos e atuando em diversas reações químicas.

Características gerais da água

A água é uma substância constituída por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio (H2O), os quais se unem por ligações covalentes, também chamadas de moleculares, que se caracterizam pelo compartilhamento de elétrons. A molécula de água possui um ângulo de 104,5 graus entre as ligações O-H, o que garante polaridade e permite a grande capacidade de dissolver substâncias. Em virtude da sua incrível capacidade de dissolução, promovendo a separação de substâncias e permitindo novas ligações, a água é chamada de solvente universal.

As moléculas de água são encontradas no ambiente agregadas a outras moléculas de água. Essa agregação é possível graças às chamadas ligações de hidrogênio, que se formam em virtude da atração que os átomos de oxigênio exercem sobre os hidrogênios da outra molécula. Essas ligações desfazem-se e refazem-se de maneira rápida quando a água está no estado líquido. Já quando a água está no estado sólido, as ligações são mais duráveis. No estado gasoso, as moléculas não estabelecem ligação, sendo encontradas individualmente.

A água e os seres vivos

Todos os organismos vivos são formados por água, alguns em maior quantidade que outros. O corpo das águas-vivas, por exemplo, é 98% constituído por água. Nos seres humanos, por sua vez, apenas 65% da massa é composta por essa substância.

Apesar das variações, todos os organismos necessitam imensamente de água, não sobrevivendo sem esse importante recurso. No organismo dos animais, a água funciona de diversas formas, garantindo, por exemplo, o transporte de nutrientes pelo corpo, regulação da temperatura corpórea, dissolução de substâncias necessárias para reações químicas, proteção do corpo, eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso e até mesmo como um lubrificante natural para diminuir o atrito.

A necessidade de proteção dos recursos hídricos

Como vimos, a água é essencial para a vida no planeta, sendo assim, é fundamental cuidar para que esse recurso não nos falte. Vale destacar que 97,5% de toda a água existente na Terra é salgada e apenas 2,5% são de água doce, que pode ser consumida por nós. Entretanto, desses 2,5% de água, apenas 0,77% pode ser captada para o uso, pois o restante está preso em geleiras e calotas polares.

Do pouco de água doce que nos resta, uma grande quantidade está poluída e contaminada, não sendo própria, portanto, para o consumo. A água de má qualidade gera vários problemas, principalmente no que diz respeito à saúde humana, sendo frequentemente relatados casos de diarreia e vômito em consequência da ingestão desse tipo de água.

Assim sendo, a preservação dos recursos hídricos é uma questão de saúde pública e também de sobrevivência, não só dos seres humanos, como de todos os seres vivos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

10 Mar 2016

Compartilhe: