Células procarióticas e eucarióticas

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Células procarióticas e eucarióticas

Nos protozoários, fungos, plantas e animais as células apresentadas são eucarióticas
Nos protozoários, fungos, plantas e animais as células apresentadas são eucarióticas

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

02 Feb 2016

Compartilhe:

É muito comum ouvirmos falar que uma célula possui três partes principais: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Entretanto, essa afirmação não está completamente correta, uma vez que existem células que não possuem um núcleo definido e delimitado por membrana.

A seguir conheceremos as principais características das células procarióticas e eucarióticas.

Células procarióticas

As células procarióticas (do grego pro: primeiro e karyon: núcleo) são estruturas relativamente simples e possuem como principal característica a ausência de um envoltório nuclear envolvendo o material genético. Nesse grupo de células, o DNA é circular.

Nas células procarióticas, também não há citoesqueleto e organelas membranosas, tais como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos e complexo golgiense. A presença de ribossomos é descrita, entretanto, eles são menores e menos complexos que aqueles encontrados em uma célula eucariótica.

Em razão da ausência de mitocôndrias, as moléculas da cadeia respiratória estão presentes na face interna da membrana plasmática. Além disso, nessas células, não ocorre o processo de endocitose e exocitose.

As células procarióticas são encontradas nas bactérias
As células procarióticas são encontradas nas bactérias

Células eucarióticas

As células eucarióticas (do grego eu: verdadeiro e karyon: núcleo) são muito mais complexas que as células procarióticas. Nesse grupo de células, é possível observar um envoltório nuclear delimitando um núcleo, uma das características mais marcantes desse tipo celular.

Além do núcleo verdadeiro, as células eucarióticas apresentam organelas membranosas e citoesqueleto. Processos como endocitose e exocitose estão presentes, além da divisão celular por mitose ou meiose, os quais não são observados em procariontes.

Quem surgiu primeiro?

As células procarióticas, como percebemos no texto, são bem mais simples que as células eucarióticas e surgiram muito antes dessas últimas. Estudos indicam que as células procarióticas surgiram há aproximadamente três bilhões de anos e as eucarióticas apareceram no planeta há apenas um bilhão de anos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

02 Feb 2016

Compartilhe: