Cloroplastos

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Cloroplastos

Observe a estrutura de um cloroplasto
Observe a estrutura de um cloroplasto

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Os cloroplastos são organelas celulares que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios, componentes típicos de uma célula vegetal. Formados a partir do proplastídio (organela pequena e sem cor) na presença de luz, os cloroplastos são encontrados em plantas e também em algas e apresentam grande quantidade do pigmento verde denominado clorofila.

Estrutura de um Cloroplasto

Assim como todos os plastídios, os cloroplastos são organelas formadas por uma dupla membrana, as quais estão separadas por um espaço intermembranas. Sua forma, nas plantas, é discoide e apresenta cerca de 4 a 6 micrômetros de diâmetro.

Internamente, apresenta o estroma, uma matriz relativamente homogênea na qual se encontra um sistema elaborado de tilacoides (estruturas que se assemelham a pequenos sacos achatados), que, por sua vez, podem formar pilhas que recebem o nome de granum. O conjunto de várias pilhas recebe o nome de grana. Os tilacoides do grana são interligados aos tilacoides que atravessam o estroma. Vale destacar ainda que as membranas dos tilacoides apresentam carotenoides e clorofilas, além de transportadores de elétrons e o complexo ATP-sintase, o que demonstra sua importância no processo de fotossíntese.

Nos cloroplastos, destaca-se também a presença de grãos de amido e pequenas gotículas lipídicas envoltas por proteínas. Além disso, o cloroplasto apresenta DNA circular próprio, o que evidencia a teoria do seu surgimento por endossimbiose.

Funções dos Cloroplastos

Os cloroplastos são organelas celulares responsáveis, principalmente, pelo processo de fotossíntese. Entretanto, eles também são responsáveis por outras importantes ações, como a síntese de aminoácidos, ácidos graxos e metabólitos secundários, além de servir como local de armazenamento temporário do amido quando a planta está realizando fotossíntese.

Os cloroplastos são organelas semiautônomas

Os cloroplastos são organelas que apresentam as características necessárias para produzir alguns de seus próprios polipéptidos. São considerados semiautônomos porque sintetizam parte das proteínas, mas a grande maioria é codificada graças ao DNA nuclear.

CURIOSIDADE: Você sabia que, em uma única célula do parênquima clorofiliano de uma folha, é possível achar cerca de 50 cloroplastos?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: