Divisão celular

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Divisão celular

Na mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.
Na mitose, uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e faz parte do ciclo celular, ou seja, do ciclo de vida de uma célula, que se inicia na sua formação por meio da divisão da célula-mãe e vai até a sua própria divisão, com a formação das células-filhas. O processo de divisão celular apresenta diversas funções importantes nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar as células mortas.

Esse processo ocorre de forma diferente nas células dos organismos procariontes e nos organismos eucariontes. Nos organismos procariontes, como as bactérias, o DNA duplica-se e o citoplasma divide-se em duas partes, ficando cada célula com uma cópia do DNA. Nos organismos eucariontes, como os animais, o processo de divisão é um pouco mais complexo e pode ocorrer de duas formas:

Mitose: uma célula-mãe origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe. Esse processo é observado, por exemplo, no crescimento de organismos, na regeneração de partes do corpo e na substituição de células mortas;

Meiose: ocorre nas células sexuais em que uma célula-mãe diploide (2n) sofre duas divisões e forma, ao final, quatro células-filhas haploides (n), ou seja, com a metade dos cromossomos da célula-mãe. Esse é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes e é o processo que forma os seres pluricelulares. A meiose sempre origina células haploides e é responsável pela produção dos gametas em animais e dos esporos nas plantas.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: