Mitose

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Mitose

Observe a mitose ocorrendo nos tecidos
Observe a mitose ocorrendo nos tecidos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.

Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.

 

 

♦ Fases da Mitose

No final da mitose, obtêm-se duas células-filhas iguais em números de cromossomos
No final da mitose, obtêm-se duas células-filhas iguais em números de cromossomos

Prófase

- Primeira etapa da mitose;

- Durante essa fase, os cromossomos ficam visíveis em virtude de sua condensação;

- A membrana nuclear desorganiza-se;

- Os centríolos, que se duplicaram na interfase, migram para o polo da célula. Inicialmente aparecem fibras em torno dessas organelas que constituem o áster; depois, entre um centríolo e outro formam-se as fibras do fuso;

- O nucléolo desaparece e o seu material é distribuído pela célula.

Metáfase

- Nessa etapa, os cromossomos condensam-se em seu grau máximo. Em virtude dessa característica, essa fase é a melhor para a análise dos cromossomos;

- Cromossomos ligam-se às fibras do fuso e são alinhados na região mediana da célula, formando a placa metafásica ou placa equatorial.

Anáfase

- Ocorre o rompimento dos centrômeros e as cromátides migram para os polos da célula em virtude do encurtamento das fibras do fuso. Quando as cromátides migram juntas para o mesmo polo, ocorre um processo chamado de não disjunção cromossômica, fazendo com que uma célula fique com mais cromossomos que outra;

- Essa fase finaliza-se quando os cromossomos filhos atingem os polos.

Telófase

- Fase final da mitose;

- Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso;

- Os cromossomos descondensam-se;

- Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);

- No final dessa fase, observa-se a divisão do citoplasma (citocinese) e a distribuição das organelas entre as células-filhas. Nas células animais, a citocinese acontece por estrangulamento em razão do aparecimento de um anel de actina e miosina na região equatorial da célula. Por se iniciar na periferia da célula, essa citocinese é chamada de centrípeta.

Mitose em vegetais

A mitose em vegetais apresenta algumas diferenças quando comparada à mitose dos animais. A primeira diferença está no fato de que não existem centríolos nas células da planta e nem surgem os ásteres. As fibras do fuso, no entanto, também surgem nessas células.

Outra diferença importante está na citocinese. Esse processo, na célula vegetal, ocorre com a formação inicial do fragmoplasto, um conjunto de microtúbulos que orienta a deposição de bolsas liberadas pelo complexo golgiense. Essas bolsas são ricas em pectinas e fundem-se, formando a lamela média. Essa citocinese é centrífuga, pois se inicia no centro da célula.

Importante: Alguns autores consideram outra etapa na mitose, a prometáfase. Essa fase, situada entre a prófase e a metáfase, tem início com a destruição da membrana nuclear e termina com a formação da placa metafásica.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: