O que é célula?

Você está aqui: Home / Biologia Celular / O que é célula?

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos
As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:

Ao estudarmos os seres vivos, verificamos que existe um nível de organização que nos leva a entender a composição, funcionamento e relação entre eles. Sabemos que o nível fundamental da matéria são os átomos. Esses átomos agrupam-se, interagem entre eles e formam as moléculas. As moléculas, por sua vez, podem organizar-se e formar compostos. As moléculas em conjunto com os compostos formam as organelas, que, em conjunto, formam as células.

Aqui chegamos ao nível em que podemos conhecer a composição e funcionamento dos seres vivos, pois as células são as suas unidades funcionais e estruturais. Basicamente as células são formadas por uma membrana celular (delimita a célula e dá proteção), um citoplasma (onde estão as organelas) e um núcleo (responsável pela reprodução). No entanto, algumas características permitem a classificação das células em dois grupos:

  • Célula eucarionte: Apresenta núcleo circundado por dupla membrana e possui histonas associadas ao DNA e uma razoável quantidade de organelas membranosas. Está presente em animais e plantas, por exemplo.

  • Célula procarionte: Não apresenta envoltório nuclear separando o material genético, que acaba por ficar disperso no citoplasma, e não possui histonas nem organelas envolvidas por membranas. Está presente em bactérias.

As células são estruturas tão complexas que muitos indivíduos são formados por apenas uma célula. Trata-se dos seres unicelulares, como algumas algas. Já os seres multicelulares, como animais e plantas, são organismos tão complexos que muitas de suas células passaram por um processo de diferenciação celular e hoje estão especializadas para desempenhar os mais diversos papéis dentro do organismo, como as células musculares (movimentação) e células do intestino (absorção de nutrientes). Esses organismos ainda possuem células capazes de se diferenciar em qualquer outro tipo: são as chamadas células-tronco.

Entre os seres multicelulares, podemos observar características que diferenciam as células animais e vegetais, como a ausência de parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissomas na célula animal; a ausência de lisossomos na célula vegetal, e a presença de centríolos apenas em células flageladas.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: