Química da célula

Home / Biologia Celular / Química da célula

As membranas celulares são formadas por uma bicamada fosfolipídica
As membranas celulares são formadas por uma bicamada fosfolipídica

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Todos os seres vivos do planeta são compostos por células, a menor parte viva desses organismos. Essas estruturas são extremamente complexas e formadas por várias substâncias, que só foram descobertas graças ao avanço da Bioquímica, parte da Biologia que estuda todos os processos químicos que ocorrem nos organismos.

Diversas substâncias participam da composição de uma única célula e podem ser classificadas em dois tipos básicos: substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas. As inorgânicas são aquelas que não possuem carbono em sua composição, enquanto as orgânicas apresentam esse elemento.

As substâncias inorgânicas encontradas na célula são a água e os sais minerais. A água é a substância mais abundante em todos os seres vivos e é fundamental para sua sobrevivência, pois é um excelente solvente, além de atuar transportando substâncias e participando de reações químicas. Já os sais minerais possuem as mais variadas funções, tais como condução do impulso nervoso e atuação na coagulação.

Dentre as substâncias orgânicas, destacam-se as proteínas, lipídios e carboidratos. As proteínas são formadas por aminoácidos — moléculas constituídas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Elas possuem diversas funções em nosso corpo, como a função estrutural e de transporte, atuação como enzimas e formação dos anticorpos.

Os lipídios, conhecidos popularmente como gorduras, são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como álcool e clorofórmio. Atuam como reserva de energia e isolante térmico, participam de processos metabólicos, formam as membranas celulares e alguns hormônios, protegem órgãos contra impactos, entre outras funções.

Os carboidratos, que também recebem a denominação de glicídios ou açúcares, são, sem dúvidas, a principal fonte de energia das células, além de atuarem formando a parede celular e os ácidos nucleicos. Eles são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Nesta seção aprofundaremos no estudo das substâncias orgânicas e inorgânicas encontradas nas células. Daremos ênfase principalmente na estrutura e importância dessas substâncias para a nossa sobrevivência e para a de outros seres vivos.

Boa leitura e descubra mais sobre a química da célula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: