Teoria Celular

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Teoria Celular

Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos são formados por células
Segundo a Teoria Celular, todos os seres vivos são formados por células

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

A Teoria Celular é a teoria chave para o estudo da Biologia Celular, uma vez que ela se refere à composição celular dos seres vivos. Essa teoria é composta pela ideia de três pesquisadores, que, após anos de estudos, chegaram aos três pilares que a sustentam.

O estudo da célula

Apesar de hoje ser bem definido o que é uma célula, esse conceito é relativamente recente. Em 1665, Hooke usou esse termo pela primeira vez para se referir a estruturas que observou ao estudar fatias de cortiça. Hooke observou apenas paredes celulares de células mortas, o que o fez imaginar que as células nada mais eram do que pequenos compartimentos.

Após a descoberta das células, vários estudiosos começaram a analisar os organismos em sua forma microscópica. Vários estudos estavam focados nessa área, destacando-se o trabalho de Anton van Leeuwenhoek, que observou organismos como bactérias, protozoários e até mesmo espermatozoides humanos.

Após várias análises de diversos pesquisadores, além do avanço da tecnologia, T. Schwann e M. Schleiden chegaram à conclusão, em trabalhos diferentes, que todos os organismos vivos eram compostos por células. Nascia aí a base da famosa Teoria Celular.

A ideia foi aceita por vários pesquisadores, incluindo-se o patologista R. Virchow. Esse pesquisador foi além e afirmou que toda célula só poderia surgir de outra preexistente, apesar de não ter conhecimento a respeito dos processos de divisão celular. O pesquisador ficou famoso por sua afirmação “Omnis cellula ex cellula”, que significa “toda célula origina-se de outra célula”.

Pilares da Teoria Celular

A teoria celular é composta, portanto, pelas ideias de Schwann, Schleiden e Virchow e baseia-se em três ideias básicas:

  1. Todos os organismos vivos são formados por uma ou mais células e pelas estruturas por elas produzidas;

  2. As células são consideradas unidades morfológicas e funcionais de todas as formas de vida;

  3. Todas as células originam-se de outra célula preexistente, ou seja, todas as células apresentam capacidade de divisão.

Problemas relativos à Teoria Celular

Quando a teoria foi proposta, ainda não se conhecia a estrutura dos vírus, que são seres acelulares. Por essa razão, muitos autores não consideram os vírus como seres vivos, uma vez que estes não obedecem ao primeiro ponto da Teoria Celular. Vale destacar, no entanto, que, apesar de não possuírem células, os vírus necessitam dessas estruturas para reproduzir-se.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: