Tipos de RNA

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Tipos de RNA

O RNA é um ácido nucleico formado por vários nucleotídeos
O RNA é um ácido nucleico formado por vários nucleotídeos

Curtidas

0

por Vanessa

18 Oct 2016

Compartilhe:

O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas. Esse ácido nucleico, assim como o DNA, é formado por uma cadeia de nucleotídeos, os quais são compostos por um grupo fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada. No RNA, o açúcar encontrado é uma ribose e as bases nitrogenadas são uracila (exclusiva do RNA), adenina, citosina e guanina (encontradas também no DNA).

Tipos de RNA

O RNA pode ser encontrado na forma de três tipos principais: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico. Veja a seguir as principais características de cada tipo:

  • RNA mensageiro (mRNA): é o tipo de RNA que se apresenta em menor quantidade em uma célula, constituindo cerca de 5% a 10% de todo o RNA celular. Ele é traduzido no processo de síntese de proteínas, sendo, portanto, aquele que codifica as proteínas. Apresenta sequências de bases nitrogenadas que determinam quais aminoácidos serão utilizados para formar uma determinada proteína. É uma classe de RNA muito heterogênea.

Observe os diferentes tipos de RNA atuando na síntese de uma proteína
Observe os diferentes tipos de RNA atuando na síntese de uma proteína

  • RNA transportador (tRNA): Esse RNA é responsável por fazer a ligação códon e aminoácido. De maneira resumida, podemos dizer que o tRNA funciona como adaptador entre o mRNA e os aminoácidos que constituirão uma proteína. O tRNA é pequeno e apresenta uma estrutura semelhante à de uma folha de trevo que possui quatro braços. Dois desses braços possuem grande importância para que esse RNA realize suas funções: o braço do aminoácido e o braço do anticódon. O braço do aminoácido liga-se a um aminoácido específico, e o braço do anticódon apresenta uma sequência complementar ao códon do mRNA. Os outros dois braços são importantes para manter a estrutura dessa molécula de RNA.

  • RNA ribossômico ou ribossomal (rRNA): compõe a estrutura do ribossomo, uma organela que é o local da síntese de proteínas. Cada ribossomo é formado por duas subunidades e cada uma dessas subunidades é constituída por cerca de três moléculas de rRNA e várias proteínas associadas. Estima-se que esse tipo de RNA represente aproximadamente 80% do total de RNA em uma célula.

Podemos concluir, portanto, que os diferentes tipos de RNA relacionam-se com a síntese de proteínas. Os mRNA são responsáveis por carregar a informação genética, determinando, portanto, a sequência de aminoácidos de uma proteína. O tRNA, por sua vez, é responsável por carregar os aminoácidos que formarão a proteína a ser sintetizada. Já o rRNA garante a formação do ribossomo, organela que serve de local para a síntese de proteínas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

18 Oct 2016

Compartilhe: