Vitamina C

Você está aqui: Home / Biologia Celular / Vitamina C

A vitamina C é bastante encontrada em cítricos
A vitamina C é bastante encontrada em cítricos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um composto hidrossolúvel que não pode ser produzido pelos seres humanos e primatas, sendo sintetizado apenas em outros mamíferos. Esse composto corresponde à forma oxidada da glicose (C6H8O6).

Marcada por sua grande capacidade antioxidante, a vitamina C previne o acúmulo de radicais livres e também atua como cofatora de numerosas reações químicas. Também participa da hidroxilação do colágeno, ajudando na formação adequada do tecido conjuntivo; atua na biossíntese de alguns hormônios e aminoácidos; participa da cicatrização de feridas e é responsável por aumentar a disponibilidade de ferro, facilitando sua absorção no intestino.

Uma dieta rica em vitamina C, além de diminuir a incidência de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, ajuda a melhorar a pele. Estudos comprovam que pessoas que utilizam essa vitamina da maneira adequada em sua alimentação apresentam pele menos enrugada e mais hidratada. A vitamina C também é bastante associada à prevenção de resfriados, uma teoria proposta pelo cientista Linus Pauling. Entretanto, apesar dessa vitamina diminuir a gravidade do problema, a sua ingestão em grande quantidade não previne a doença.

A falta de vitamina C provoca uma doença conhecida como escorbuto, que foi descrita pela primeira vez em 500 a.C. por Hipócrates. Essa doença caracteriza-se pela diminuição da capacidade do organismo de produzir colágeno, o que torna os capilares sanguíneos frágeis. Além disso, ela provoca retardos na cicatrização, sangramento nas gengivas, perda de dentes, anemia, sonolência e dores nas articulações.

Essa doença teve ocorrência comum durante muito tempo, principalmente entre os marinheiros que ficavam um grande período no mar sem uma alimentação rica em vitamina C, o que ocasionava a morte de grande parte das tripulações. Hoje, no entanto, esse problema é raro, ocorrendo com frequência apenas em alcoólatras.

Essa é a estrutura da vitamina C
Essa é a estrutura da vitamina C

Segundo a Organização Mundial da Saúde, devem ser ingeridos em média 30 mg por 1.000 kcal diariamente de vitamina C. Entretanto, assim como qualquer substância utilizada pelo nosso corpo, a ingestão varia de acordo com o quadro de cada pessoa. Idosos, gestantes e lactantes, por exemplo, devem apresentar uma maior ingestão dessa vitamina.

A vitamina C pode ser adquirida por meio da ingestão de vegetais, legumes e frutas, como a acerola e a laranja. Todavia, vários fatores influenciam a quantidade dessa vitamina nos vegetais, como a estação do ano, o estágio de desenvolvimento, tempo de armazenamento e o transporte. A vitamina C não está presente em grãos e, em produtos de origem animal, apresenta-se em pouca quantidade.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: