A flor e os polinizadores

Você está aqui: Home / Botânica / A flor e os polinizadores

A espécie Ophrys speculum atrai abelhas por sua semelhança com a fêmea desse inseto
A espécie Ophrys speculum atrai abelhas por sua semelhança com a fêmea desse inseto

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Às vezes vistosas, às vezes nem tanto. Às vezes com grande perfume e às vezes com cheiro de materiais em decomposição. É grande a variedade de cores, tamanhos e perfumes das flores, sendo que cada uma dessas características desempenha um papel fundamental para a planta. O principal papel da flor é a reprodução, por isso cada planta é portadora de uma estratégia única de atração de polinizadores.

Uma grande quantidade de plantas é polinizada por insetos. Acredita-se, inclusive, que insetos e plantas coevoluíram. Dentre os insetos, podemos citar a polinização por besouros, abelhas, mariposas e borboletas.

As flores visitadas por besouros apresentam cores pouco vistosas e geralmente um odor muito forte. Isso ocorre porque muitos besouros possuem olfato altamente desenvolvido, diferentemente da visão. Os odores nessas plantas assemelham-se a alimentos em processo de fermentação. Dentre os vegetais polinizados por esses animais, podemos citar os lírios e as magnólias.

As flores polinizadas por abelhas são geralmente azuis ou amarelas, nunca vermelhas. Essa característica deve-se ao fato de que abelhas enxergam o ultravioleta, e não conseguem ver o vermelho. Algumas orquídeas desenvolveram inclusive armadilhas para atraí-las. Um exemplo é a espécie Ophrys speculum que apresenta um formato parecido com o da fêmea da abelha, fazendo com que o macho tente copular com ela e, assim, entre em contato com o pólen. As abelhas constituem um grupo de grande importância, pois são responsáveis pela polinização de inúmeras espécies vegetais.

As flores polinizadas por mariposas e borboletas apresentam estruturas que permitem que o néctar seja acessível somente para espécies com o aparelho bucal longo. Essas flores possuem cores variadas incluindo o vermelho, que é visível para esses insetos. As plantas que são polinizadas por mariposas apresentam coloração mais pálida, uma vez que esses animais são noturnos.

Além de insetos, as flores podem ser polinizadas por aves e, nesse caso, elas apresentam-se coloridas e sem odor. Isso ocorre porque as aves apresentam boa visão, mas não possuem um bom olfato. Essas plantas produzem muito néctar, uma vez que esses animais precisam de grande quantidade para suprir suas necessidades metabólicas.

Os morcegos também fazem o papel de polinização. Eles geralmente visitam flores grandes com grande quantidade de néctar. Como possuem hábitos noturnos, as flores polinizadas por eles não são muito vistosas. Além disso, possuem odor forte semelhante a frutos maduros. Podemos citar as mangueiras como plantas polinizadas por esses mamíferos.

Além dos animais, as flores podem ser polinizadas pelo vento e pela água. Nesses casos, elas apresentam-se sem néctar, pouco vistosas e sem odor.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: