Citocininas

Você está aqui: Home / Botânica / Citocininas

As citocininas, entre as suas diversas funções, atuam na germinação das sementes
As citocininas, entre as suas diversas funções, atuam na germinação das sementes

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

As citocininas são hormônios vegetais descobertos na década de 1940 por Johannes van Overbeek por meio da realização de experimentos em busca de um aditivo químico para aumentar o desenvolvimento de células vegetais. No entanto, sua natureza química só foi identificada anos mais tarde por Miller e colaboradores.

Esses hormônios têm como função atuar no crescimento de gemas laterais e na germinação de sementes, retardar o envelhecimento das folhas, entre outras. O nome citocinina está relacionado com uma de suas funções, que é estimular a citocinese ou divisão celular.

As citocininas são sintetizadas principalmente no ápice das raízes, embora possam ser sintetizadas também, mas em menor quantidade, em outros tecidos em crescimento. São distribuídas pela planta, das raízes até os brotos, pelo xilema.

Divisão celular

As citocininas dividem essa função com a auxina, pois, quando as concentrações dos dois hormônios estão de certa forma balanceadas, pode ocorrer o crescimento da célula sem que ela se divida. No entanto, quando a concentração de citocinina aumenta, ocorre o crescimento de gemas na parte aérea; quando a auxina aumenta, ocorre a formação de raízes.

Senescência das folhas

As citocininas atuam retardando o envelhecimento (senescência) das folhas, pois estimulam a síntese de RNA e de proteínas, além de inibir a degradação destas.

Desenvolvimento apical

Diversos hormônios interagem no controle da dominância apical. Acredita-se que a auxina inibe o crescimento das gemas laterais e estimule o crescimento do eixo principal do caule. Assim, na ausência desse hormônio e ação das citocininas, ocorre o crescimento dos ramos laterais. Isso pode ser demonstrado por meio da remoção da gema apical de uma planta – que é a sua principal fonte de auxina –, o que desencadeia a ramificação da planta.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: