Pigmentos fotossintetizantes

Você está aqui: Home / Botânica / Pigmentos fotossintetizantes

<p><em>O c</em><em>loroplasto </em><em>está relacionado com o processo de fotossíntese</em></p>

O cloroplasto está relacionado com o processo de fotossíntese

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:

Os pigmentos fotossintetizantes são substâncias presentes nos cloroplastos de seres autotróficos. Eles têm como função absorver a luz, desencadeando as reações fotoquímicas da fotossíntese, processo fundamental para a manutenção da vida no planeta.

A radiação eletromagnética possui características ondulatórias, e a dispersão da radiação em seus comprimentos de onda produz um espectro. Chamamos de luz a porção desse espectro que é visível ao olho humano (intervalo de 390 mm a 740 mm). Essa porção pode ser decomposta nas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Quando a luz entra em contato com a matéria, ela pode ser absorvida ou refletida.

Os diferentes pigmentos (clorofilas e carotenoides) absorvem diferentes comprimentos de onda da luz solar, que é a principal fonte de energia do planeta.

-Clorofila a: Participa diretamente das reações luminosas. Absorve as cores azul, violeta e vermelho, mostrando que a cor verde é a menos eficaz na fotossíntese, pois ela é refletida. Está presente em todos os seres fotossintetizantes eucariontes e nas cianobactérias;

-Clorofila b: Absorve comprimentos levemente diferentes da clorofila a na região do vermelho e azul. Está presente nas plantas, algas verdes e euglenas. Age como pigmento assessório, absorvendo a luz e transferindo para a clorofila a;

-Clorofila c: Substitui a clorofila b em algas pardas e diatomáceas, agindo também como pigmento assessório;

-Carotenoides: Absorve luz violeta e azul-esverdeada. Têm papel assessório na fotossíntese, pois, assim como a clorofila b, transfere energia para a clorofila a, aumentando o aproveitamento da luz no processo. No entanto, a fotoproteção parece ser a principal função dos carotenoides, pois protegem a clorofila do excesso de luz e evitam a formação de moléculas oxidativas prejudiciais à célula.

Além desses, existem ainda outros pigmentos que apresentam a função de transferência de energia, como a bacterioclorofila, encontrada em bactérias purpúreas, e as ficobilinas, encontradas em cianobactérias e algas vermelhas.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: