Plantas carnívoras

Você está aqui: Home / Botânica / Plantas carnívoras

Observe a espécie <em>Dionaea muscupula </em>capturando um inseto
Observe a espécie Dionaea muscupula capturando um inseto

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

As plantas carnívoras, também chamadas de insectívoras, possuem adaptações que permitem a captura de presas, que são usadas como um complemento nutricional. Esses vegetais utilizam essa técnica porque, normalmente, vivem em solos pobres em nutrientes importantes, como nitratos e fosfatos.

Quais características permitem que as plantas carnívoras capturem suas presas?

As plantas carnívoras apresentam diferentes modificações em sua morfologia que permitem a captura e a digestão dos animais. As espécies mais conhecidas, sem dúvidas, são as dioneias, que possuem folhas que se fecham sobre o inseto quando este pousa sobre ela (figura do início do texto).

Existem plantas, como as nepentes, que possuem as folhas modificadas em formato de urna e atraem os insetos por meio de uma substância líquida (figura abaixo). A planta conhecida como drósera, por sua vez, apresenta tricomas cheios de substâncias pegajosas que aprisionam o inseto.

As nepentes possuem folhas modificadas em forma de urna
As nepentes possuem folhas modificadas em forma de urna

Os mecanismos das plantas carnívoras não param por aí. Recentemente, foi descoberta uma planta carnívora que apresenta folhas subterrâneas minúsculas capazes de capturar vermes nematoides presentes no solo. Essa espécie é conhecida como Philcoxia minensis e é encontrada na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais.

As plantas carnívoras vivem exclusivamente de suas presas?

Apesar do que muitos pensam, as plantas carnívoras capturam sua presa apenas como uma forma de complementação de nutrientes, não sendo essa, portanto, a única forma de adquirir matéria orgânica. Como qualquer outro vegetal, as plantas carnívoras são seres autotróficos capazes de realizar fotossíntese.

Existem muitas plantas carnívoras no mundo?

Estima-se que existam cerca de 600 espécies diferentes de plantas com a capacidade de capturar outros seres vivos. A grande maioria é encontrada em regiões tropicais e subtropicais, mas também aparecem em outras partes do mundo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: