Alimentos orgânicos

Você está aqui: Home / Curiosidades de Biologia / Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos devem ser cultivados sem o uso de agrotóxicos e de forma a não agredir o meio ambiente
Alimentos orgânicos devem ser cultivados sem o uso de agrotóxicos e de forma a não agredir o meio ambiente

Curtidas

0

por Vanessa

03 Jun 2015

Compartilhe:

É cada dia mais frequente a busca por alimentos saudáveis. Por essa razão, os alimentos orgânicos têm sido muito procurados, pois são produzidos sem o uso de produtos que coloquem em risco o meio ambiente e o nosso corpo.

Para a produção de alimentos orgânicos, é necessário que se desenvolva uma agricultura orgânica baseada na ausência de uso de fertilizantes sintéticos solúveis, hormônios, agrotóxicos e transgênicos. Além disso, para ser considerado orgânico, um produto deve ser cultivado sem agredir o meio ambiente, isto é, deve haver um uso adequado dos recursos naturais, tais como o solo e a água. Sendo assim, a ausência de agrotóxicos não qualifica um alimento como orgânico.

A tarefa de produzir um alimento com essas características não é fácil, uma vez que a ocorrência de pragas e doenças é um problema comum na grande maioria das plantações. Como alternativa para driblar esses impasses, agricultores realizam o plantio simultâneo de outras espécies de plantas, o que faz com que as pragas sejam atraídas também para a outra espécie, evitando maiores danos.

Além da técnica citada para evitar o uso de agrotóxicos, outras metodologias são realizadas a fim de assegurar a saúde do meio ambiente. Para evitar a erosão, por exemplo, algumas espécies são plantadas ao redor dos canteiros para funcionarem como quebra-ventos. Além disso, evita-se fazer a limpeza do solo entre a plantação de uma espécie e outra, garantindo assim que a espécie anterior torne-se adubo orgânico para a próxima cultura.

Em virtude da dificuldade de cultivo de um produto orgânico, esse tipo de agricultura é realizado normalmente em pequena escala. Entretanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias, já é possível encontrar grandes produções orgânicas de café, morango e cana-de-açúcar, por exemplo.

O produto orgânico geralmente apresenta preço superior ao dos produtos cultivados com substâncias tóxicas e que não são produzidos de forma sustentável. Para desenvolver uma agricultura orgânica, é necessária maior dedicação e responsabilidade por parte do produtor. Além disso, a pequena oferta diante da grande procura faz os preços subirem.

O consumidor, entretanto, deve ficar atento ao comprar esse tipo de produto e verificar se aquele alimento realmente é de qualidade. Para isso, desde 2011, todo produto orgânico possui selo ou é vendido mediante a declaração de cadastro do produtor orgânico familiar. Essas medidas garantem que o produto vendido esteja de acordo com as normas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

03 Jun 2015

Compartilhe: