Biologia

Você está aqui: Home / Curiosidades de Biologia / Biologia

Biologia: o estudo da vida
Biologia: o estudo da vida

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe:
Por Mariana Araguaia

A Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida (em Grego: bios = vida; logos = estudo). Assim, desde uma única célula até grandes animais, ali está ela. A origem, evolução, constituição, funcionamento e as interações que existem e que envolvem os seres vivos são também aspectos que ela aborda. Mais que isso, ela também estuda os fatores abióticos, e que interferem na existência da vida. Moléculas, substâncias, eventos biológicos – e até mesmo ações causadas pelo homem - também contemplam esta ciência.

Surgindo oficialmente como ciência no século 18, por intermédio de pessoas que se dedicavam ao estudo da natureza; se faz presente em basicamente tudo o que envolve nosso cotidiano (lembre: é a ciência da vida!), e mostra-se muito importante em questões inimagináveis há duzentos anos, principalmente no que se diz respeito à ciência e biotecnologia, e também aos impactos negativos que as atividades humanas têm causando.

Assim como a filosofia, a Biologia pode dar subsídios para que encontremos respostas para dúvidas que acompanham a humanidade desde sempre: Quem somos? De onde viemos? Para que viemos? Para aonde vamos?

Uma ferramenta imprescindível às descobertas que envolvem a ciência é o método científico que, em resumo, é a busca dos “comos” e “porquês” do que se deseja estudar. Estes são testados por meio de observações e experimentos. A partir deste processo é que podemos buscar respostas e aplicar nossos conhecimentos obtidos, buscando formas de melhorar as condições de vida em nosso planeta.

Como é uma ciência bastante ampla, o estudo da Biologia tende a ser conduzido a partir de subdivisões. Algumas delas são:

Anatomia e Fisiologia: estudam a estrutura e o funcionamento dos órgãos e sistemas.

Botânica: responsável pelo estudo dos vegetais.

Ecologia: estuda as interações entre os seres vivos; e entre eles e o ambiente.

Embriologia: se incube de estudar a formação e o desenvolvimento do embrião.

Evolução: responsável pelo estudo das relações de parentesco entre os seres vivos, e as transformações populacionais ao longo do tempo.

Genética: a ela está a tarefa de estudar as leis da hereditariedade.

Zoologia: estudo dos animais.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe: