Diferença entre fruta e fruto

Você está aqui: Home / Curiosidades de Biologia / Diferença entre fruta e fruto

No abacaxi, a parte comestível (fruta) desenvolveu-se de diversas peças florais. Os frutos são cada escama da casca
No abacaxi, a parte comestível (fruta) desenvolveu-se de diversas peças florais. Os frutos são cada escama da casca

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:

Na Botânica, é bastante comum falar em frutos, afinal, eles têm papel fundamental na reprodução das angiospermas. No dia a dia, ouvimos muito o uso do termo frutas. Qual é a diferença entre eles?

O fruto é o ovário maduro da flor das angiospermas. Após o processo de fecundação, o ovário da flor desenvolve-se e forma o fruto, e os óvulos, as sementes.

Os frutos têm como função proteger as sementes e auxiliam na dispersão delas. Eles possuem uma parede denominada de pericarpo, que pode apresentar-se de forma mais desenvolvida, bastante carnosa e suculenta, ou ser seca. O pericarpo é constituído por três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo.

  • Epicarpo: camada mais externa, é a casca do fruto;

  • Mesocarpo: camada intermediária onde se acumulam substâncias de reserva. Pode ser mais espesso e suculento que as outras camadas;

  • Endocarpo: camada fina, a mais interna.

O termo fruta não tem um significado botânico e é popularmente designado às partes comestíveis, geralmente suculentas e adocicadas, que se originaram da flor, mas que nem sempre se desenvolveram do ovário. Assim, podemos dizer que nem toda fruta é um fruto. Quando essas estruturas suculentas originam-se de outras partes da flor, são denominadas de pseudofrutos. No caju, por exemplo, a parte suculenta desenvolve-se do pedúnculo de uma única flor, e o fruto é a castanha.

Assim, como nem toda fruta é um fruto, nem todo fruto é uma fruta. É o que ocorre com o tomate e o jiló, por exemplo. Eles se desenvolvem a partir do ovário da flor, sendo, portanto, frutos verdadeiros; no entanto, não são popularmente denominados de frutas.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: