Hibernação

Você está aqui: Home / Curiosidades de Biologia / Hibernação

O ouriço é uma das espécies que realizam a hibernação
O ouriço é uma das espécies que realizam a hibernação

Curtidas

0

por Vanessa

11 Sep 2015

Compartilhe:

Alguns animais apresentam a capacidade de diminuir seu metabolismo e iniciar um longo período de dormência quando o meio está desfavorável. Essa dormência é chamada de hibernação e é realizada por uma quantidade considerável de animais, tais como esquilos, morcegos, marmotas, ouriços (figura) e hamster.

O que acontece durante a hibernação?

Durante a hibernação, o corpo do animal permanece inativo, sua temperatura cai consideravelmente e o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos são reduzidos. A redução no metabolismo faz com que os gastos energéticos sejam reduzidos e, consequentemente, esses seres poupem nutrientes.

O período de hibernação pode durar semanas e até mesmo meses. Durante esse processo, o animal pode despertar por um período curto de tempo para realizar algumas atividades, como urinar.

Fases da Hibernação

A hibernação apresenta três fases distintas, a saber:

→ Pré-hibernação: Nessa fase, a maioria dos animais hibernantes armazena energia na forma de lipídios, o que provoca um relativo aumento de peso. Outros, no entanto, estocam alimento.

→ Ingresso na hibernação: Fase caracterizada pela hibernação profunda, quando se observa a diminuição acentuada da temperatura, que atinge valores em torno de 5ºC, da respiração e dos batimentos cardíacos. Durante essa fase, a gordura é quebrada para gerar energia para esses organismos.

→ Despertar da hibernação: fase em que há o retorno das atividades metabólicas e um aumento da temperatura corpórea. Esse aumento é resultado, principalmente, da oxidação das reservas de gordura marrom.

A grande maioria dos animais que realizam o processo de hibernação vive nas regiões frias do planeta. Eles utilizam esse mecanismo como forma de resistência às baixas temperaturas e pouca disponibilidade de alimento durante o inverno. Normalmente, o animal volta ao seu estado normal com a chegada da primavera.

Percebe-se, portanto, que a hibernação representa um importante exemplo de plasticidade fenotípica, ou seja, representa a capacidade dos organismos de alterarem o funcionamento do seu corpo em função das condições ambientais. Sem esse processo, várias espécies morreriam de fome nas condições desfavoráveis do inverno.

Curiosidade: Alguns autores não consideram os ursos como animais hibernantes, pois a temperatura do corpo permanece pouco abaixo do normal.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

11 Sep 2015

Compartilhe: