Húmus

O húmus é uma substância constituída de matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente no processo de digestão das minhocas.
As minhocas produzem o húmus pela decomposição da matéria orgânica durante o processo de digestão
As minhocas produzem o húmus pela decomposição da matéria orgânica durante o processo de digestão
Imprimir
Texto:
A+
A-

O húmus é uma substância constituída por matéria orgânica em decomposição, produzida principalmente pelas minhocas – os embuás, por exemplo, também produzem húmus – em seu processo de digestão. Essa substância apresenta coloração escura, é inodora, de textura leve e homogênea e rica em nutrientes.

→ Qual a importância do húmus?

As minhocas alimentam-se de matéria orgânica presente nos solos enquanto cavam túneis. De toda essa matéria orgânica ingerida nesse processo, 60% é eliminada na forma de húmus. Esses animais são bastante utilizados no processo de reciclagem de resíduos orgânicos, pois, durante o processo de digestão, a matéria orgânica é enriquecida por diversas substâncias facilmente assimiláveis pelas plantas e que auxiliam em sua nutrição, desenvolvimento e resistência.

O Húmus causa diversas modificações no solo. Além de atuar como adubo, ele une diversos minerais, o que aumenta a capacidade de retenção de água, e forma agregados que promovem maior aeração do solo. O húmus também age sobre os organismos presentes no solo, reduzindo a incidência de pragas, entre outras contribuições.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Minhocultura e os resíduos orgânicos domiciliares

Com o crescimento das grandes cidades, é indispensável que se busquem formas de dar um melhor destino ao lixo produzido. Os resíduos orgânicos domiciliares podem ser utilizados na produção de húmus usado como adubo, o que evitaria que mais lixo fosse levado aos aterros sanitários, atraísse animais que transmitem doenças e aumentasse a poluição dos solos e corpos d'água.

Uma forma de realizar a reciclagem de lixo orgânico é fazer a sua decomposição por meio de um processo natural, biológico, com a ação de micro-organismos nas usinas de compostagem. Atualmente, podemos encontrar também as usinas de vermicompostagem, nas quais as minhocas participam do processo de transformação desses resíduos em adubo orgânico de qualidade.