Bócio

Você está aqui: Home / Doenças / Bócio

O bócio caracteriza-se pelo aumento da tireoide, o que provoca um inchaço na região do pescoço
O bócio caracteriza-se pelo aumento da tireoide, o que provoca um inchaço na região do pescoço

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e produz um hormônio que atua de diversas maneiras sobre o organismo, como em seu desenvolvimento, na regulação da pressão sanguínea, batimentos cardíacos, funções digestórias e reprodutivas. O aumento dessa glândula é denominado de bócio ou papeira.

O bócio, caracterizado pelo inchaço na região do pescoço que é ocasionado pelo aumento da tireoide, pode causar alguns problemas, como rouquidão, dificuldade de deglutir e respirar.

Diagnóstico

O diagnóstico não é realizado apenas por exames físicos. Exames sanguíneos são necessários para avaliar a dosagem de hormônios como T3, T4 e Hormônio Tireoestimulante (TSH). Exames complementares de imagem também poderão ser solicitados.

Causas do bócio

O bócio pode ter causas variadas, como doenças autoimunes (tireodite de Hashimoto, doença de Graves), tumores, uso de medicamentos, congênito, entre outras. Entre suas diversas causas, destacaremos aqui a insuficiência de iodo no organismo.

A tireoide mantém uma produção constante de hormônio que é estimulada por um hormônio produzido pela hipófise, o TSH (Hormônio Tireoestimulante). Quando a quantidade de hormônio da tireoide na corrente sanguínea torna-se alta, inibe a glândula hipófise de produzir o TSH. No entanto, a falta de iodo impede a produção do hormônio da tireoide e, assim, a quantidade de hormônio não será suficiente para inibir a produção de TSH. O TSH em níveis elevados levará ao aumento da glândula tireoide, ocasionando o bócio endêmico ou carencial.

Tratamento

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos e, em alguns casos, é necessária a cirurgia.

→ Profilaxia

Uma forma de prevenir o bócio endêmico é pela ingestão de iodo. No Brasil, existe uma lei que exige o acréscimo de iodo ao sal de cozinha, o que levou a uma queda do número de casos da doença. O iodo também é encontrado em alimentos como frutos do mar.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: