Doenças Bacterianas

Home / Doenças / Doenças Bacterianas

Algumas doenças causadas por bactérias podem gerar sintomas como diarreia e dores abdominais
Algumas doenças causadas por bactérias podem gerar sintomas como diarreia e dores abdominais

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

As bactérias são seres procariontes e unicelulares encontrados tanto vivendo de forma isolada quanto formando colônias. Esses seres do Reino Monera são usados na fabricação de alimentos, participam ativamente do processo de decomposição e são bastante aplicados na Biotecnologia. Entretanto, apesar de tantos benefícios, algumas bactérias são causadoras de doenças graves.

As doenças causadas por bactérias, também chamadas de doenças bacterianas ou bacterioses, possuem os mais variados sintomas e formas de transmissão. A hanseníase, por exemplo, compromete nervos e pele e é transmitida pelas vias respiratórias. Já a salmonelose causa diarreia e dores abdominais e é transmitida por água e alimentos contaminados. A sífilis, por sua vez, causa pequenas úlceras na região genital e é transmitida por contato sexual.

As bactérias são causadoras de doenças bastante simples, tais como amigdalite, até doenças bastante perigosas, como a meningite, que pode causar a morte do paciente. Sendo assim, são um grupo que merece bastante atenção. Veja a seguir algumas doenças causadas por bactérias:

- Botulismo

- Cólera

- Coqueluche

- Difteria

- Disenteria

- Febre Tifoide

- Gonorreia

- Hanseníase

- Leptospirose

- Meningite

- Pneumonia

- Sífilis

- Tétano

- Tuberculose

As doenças causadas por bactérias são tratadas com o uso de antibióticos. Esse medicamento atua controlando o número desses organismos no corpo, matando-os ou impedindo seu crescimento. O uso desse medicamento só pode ser feito com recomendação médica e seguindo rigorosamente as orientações desse profissional.

O uso inadequado de antibióticos pode contribuir para a seleção de cepas resistentes e, consequentemente, mais difíceis de serem tratadas com os antibióticos tradicionais. Essas cepas resistentes são chamadas de superbactérias e causam sério risco à população, principalmente em pessoas hospitalizadas, uma vez que essas bactérias são responsáveis por grandes infecções hospitalares.

Nesta seção separamos para você as principais doenças causadas por bactérias, seus sintomas, agentes causadores, tratamento e métodos para a realização do diagnóstico. Além disso, daremos dicas de como se prevenir de algumas delas. É importante destacar que a leitura dos textos não substitui uma consulta médica.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: