Doenças Psicológicas

Home / Doenças / Doenças Psicológicas

Depressão e outros problemas psicológicos são extremamente graves e devem ser tratados com bastante cautela
Depressão e outros problemas psicológicos são extremamente graves e devem ser tratados com bastante cautela

Curtidas

0

por Vanessa

12 Sep 2014

Compartilhe:

Quando falamos em doenças, logo as associamos a vírus, bactérias, protozoários e vermes. Entretanto, nem sempre existe um organismo patogênico por trás de enfermidades, que muitas vezes estão relacionadas com o nosso emocional.

Nos dias atuais, o estilo de vida que levamos é bastante relacionado com problemas mentais e comportamentais. Diversas atividades realizadas durante o dia, a correria para conseguir conciliar todas elas, o trânsito e a violência nas grandes cidades, por exemplo, fazem com que, frequentemente, sejamos expostos ao estresse. Por essa razão, problemas como depressão e ansiedade são desencadeados. Além, é claro, de muitas pessoas submeterem-se ao alcoolismo ou à dependência de outras drogas.

Além de fatores relacionados com o mundo moderno, as doenças psicológicas podem ser desencadeadas por alguns fatores genéticos, problemas hormonais e bioquímicos, perdas, frustrações e decepções. É importante destacar também que alguns problemas ainda permanecem sem causa conhecida.

Geralmente os problemas psicológicos emitem alguns sinais, destacando-se a tristeza sem motivo, raiva, ansiedade e alucinações. Esses sintomas muitas vezes são ignorados por amigos e parentes, que insistem em classificá-los como “frescura”. Entretanto, todas as doenças psicológicas são bastante graves e devem ser tratadas com muito cuidado e atenção.

Os problemas psicológicos afetam diretamente a vida do paciente e de todos a sua volta, ocasionando problemas no trabalho, nos estudos, na vida familiar e, principalmente, na vida pessoal, além dos problemas físicos, como úlceras e infartos. Algumas vezes a situação torna-se tão fora de controle que leva o portador a cometar suicídio. Sendo assim, ao perceber qualquer sintoma, o paciente, que não deve sentir vergonha, precisa procurar imediatamente ajuda de psicólogos.

Dentre os principais problemas psicológicos, podemos citar:

- Alcoolismo;

- Depressão;

- Transtornos de ansiedade;

- Transtorno Obsessivo Compulsivo;

- Transtorno bipolar.

Nessa seção apresentaremos alguns problemas psicológicos, seus tratamentos e sintomas. Esperamos que você possa retirar suas dúvidas e aprender dicas de como lidar com essas doenças que causam tantos prejuízos mentais e físicos. Vale destacar que esses textos não substituem uma avaliação médica.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

12 Sep 2014

Compartilhe: