Micoses

Home / Doenças / Micoses

Os fungos podem atingir as unhas e alimentar-se da queratina presente nelas
Os fungos podem atingir as unhas e alimentar-se da queratina presente nelas

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

12 Sep 2014

Compartilhe:

Os fungos são seres eucariontes, heterotróficos e uni ou multicelulares que estão agrupados no Reino Fungi. Apresentam grande importância para o homem, uma vez que são usados na fabricação de alimentos, como queijos e bebidas alcoólicas, na produção de penicilina, além de desempenharem o papel de decompositores.

Apesar de gerarem grandes benefícios à humanidade, os fungos são responsáveis por uma grande quantidade de doenças, as denominadas micoses. Estas geralmente atingem unhas, cabelos e pele, provocando manchas brancas e avermelhadas que desencadeiam muita coceira. Vale destacar, no entanto, que existem doenças fúngicas que atingem também órgãos internos.

As micoses podem ocorrer em qualquer parte do nosso corpo, todavia, são mais comumente encontradas em locais onde existem dobras de pele, como axilas, entre os dedos e na virilha. Dentre as doenças fúngicas mais conhecidas, destacam-se o pé de atleta, a candidíase e as onicomicoses, que afetam as unhas.

As micoses podem ser divididas em superficiais, cutâneas, subcutâneas, sistêmicas e oportunistas. As superficiais são aquelas que atingem a parte superficial da pele e haste dos pelos. Nas micoses cutâneas, observa-se que os fungos atingem camadas mais profundas da pele, dos pelos ou unha. As subcutâneas atingem a pele e o tecido subcutâneo, sendo os fungos normalmente introduzidos por meio de trauma. As micoses sistêmicas, por sua vez, são aquelas que atingem os órgãos internos e normalmente são adquiridas por inalação. Por fim, temos as micoses oportunistas, que atingem apenas doentes com grandes problemas imunológicos.

Para proteger-se das micoses, todos devem estar sempre atentos aos seus hábitos de higiene. É importante secar o corpo completamente após o banho, nunca andar descalço em locais que constantemente estão úmidos, principalmente vestiários de clubes e piscinas, evitar sapatos fechados por longo período de tempo, não utilizar roupas justas frequentemente e evitar o empréstimo de objetos pessoais, tais como toalhas.

Nesta seção apresentaremos as principais micoses que atingem o homem, seus sintomas, diagnóstico e tratamento. Também traremos informações a respeito da prevenção dessas doenças. Porém, é importante lembrar que a leitura dos textos não dá base para a confirmação de um diagnóstico, sendo assim, não deixe de consultar o médico.

Boa Leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

12 Sep 2014

Compartilhe: