Protozooses

Home / Doenças / Protozooses

A malária é uma protozoose grave transmitida pela picada de um mosquito
A malária é uma protozoose grave transmitida pela picada de um mosquito

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:

Protozoários são organismos unicelulares, eucariontes e heterotróficos que, juntamente às algas, compõem o Reino Protista. A grande maioria dos protozoários possui vida livre, sendo geralmente encontrados em ambientes aquáticos e locais úmidos, entretanto, algumas espécies são parasitas.

As espécies de protozoários parasitas são responsáveis por causar várias doenças no homem, as chamadas protozooses. Essas doenças podem desencadear problemas simples no corpo, tais como vômitos e diarreias, mas também podem levar a consequências trágicas, como a morte.

Diversos são os protozoários de importância médica conhecidos atualmente. Leia a seguir o nome das principais protozooses:

- Amebíase;

- Disenteria;

- Doença de Chagas;

- Doença do Sono;

- Giardíase;

- Leishmaniose;

- Malária;

- Toxoplasmose;

- Tricomoníase.

As doenças citadas possuem diversas formas de transmissão, como a ingestão de água e alimento contaminados, picadas de insetos e até mesmo via sexual. Sendo assim, é importante conhecer cada doença e sua forma de contágio para que uma prevenção eficaz seja feita. Dentre algumas medidas profiláticas, podemos destacar a higiene pessoal, implementação de saneamento básico e controle de vetores, tais como o mosquito do gênero Anopheles que transmite a malária.

Nesta seção apresentaremos diversas doenças causadas por protozoários, seus sintomas, tratamento e prevenção. Esperamos que a compreensão dessas protozooses ajude a evitar a contaminação por esses seres. No entanto, devemos lembrar que a leitura dos textos não deve substituir uma consulta médica caso haja algum sintoma.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: