Varicela ou catapora

Você está aqui: Home / Doenças / Varicela ou catapora

Um dos principais sintomas da catapora são manchas vermelhas cheias de líquido e espalhadas pelo corpo
Um dos principais sintomas da catapora são manchas vermelhas cheias de líquido e espalhadas pelo corpo

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A varicela, ou catapora, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-Zoster, da família Herpetoviridae. É bastante comum em menores de 15 anos, e o indivíduo que contrai a doença fica imune pelo resto da vida. No entanto, o vírus pode ficar latente em regiões próximas aos gânglios e, se reativado, pode causar outra enfermidade, a herpes-zoster, popularmente conhecida como cobreiro.

Transmissão

A transmissão ocorre pelo contato com a saliva e outras secreções da pessoa doente. Gestantes devem ter um cuidado maior, pois pode ocorrer a transmissão para o feto.

Sintomas

A varicela, ou catapora, apresenta um período de incubação de cerca 15 dias. Em seguida, surgem os primeiros sintomas, que são:

  • Febre alta;

  • Cansaço;

  • Mal-estar;

  • Falta de apetite.

    Depois, surgem as lesões acompanhadas de prurido. As lesões são manchas vermelhas cheias de líquido que secam depois de dias e formam uma crosta. Elas podem ser em pequeno número ou se espalhar por todo corpo, inclusive nas mucosas. Essa doença não causa grandes problemas em crianças, no entanto, é importante evitar coçar as lesões para não machucá-las e causar infecções secundárias. Recém-nascidos, adultos, gestantes e pessoas imunodeficientes devem ter um maior acompanhamento, pois correm um maior risco de complicações. Geralmente, a doença dura entre uma e duas semanas.

Tratamento

O tratamento geralmente é realizado com uso de medicações para aliviar os sintomas, antivirais, quando necessário, e antibióticos, no caso de infecções secundárias.

Lembrando que, no caso de aparecimento dos sintomas, um médico deve ser consultado, pois somente ele indicará o melhor tratamento para cada paciente.

Prevenção

Uma das principais formas de prevenção é a vacina, que deve ser aplicada, preferencialmente, entre 1 e 13 anos de idade. O indivíduo vacinado ainda pode contrair a doença, mas de forma mais branda. Outra forma de prevenção é evitar o contato com pessoas doentes, que devem afastar-se de suas atividades enquanto apresentarem a doença.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: