Viroses

Home / Doenças / Viroses

A gripe é um exemplo de virose, ou seja, de uma doença causada por vírus
A gripe é um exemplo de virose, ou seja, de uma doença causada por vírus

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Os vírus são seres acelulares que necessitam de parasitar células para conseguir reproduzir-se, por isso são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios. Como eles não são capazes de realizar atividades metabólicas fora de uma célula, muitos pesquisadores não consideram que esses seres são vivos. Outros, no entanto, afirmam que são uma forma de vida parasita e extremamente simples.

Quando um vírus parasita uma célula, ele pode ocasionar sua morte ou até mesmo sua divisão de maneira exagerada, levando ao surgimento de tumores. As doenças causadas por vírus são denominadas de viroses e podem variar desde problemas leves até enfermidades que levam à morte.

A maioria das viroses causa sintomas como febre, mal-estar, dores no corpo, dores de cabeça e vômitos, dificultando, assim, um diagnóstico mais preciso utilizando-se como base o quadro clínico do paciente. Esse é um dos motivos pelos quais muitos médicos dizem apenas que estamos com uma virose.

Grande parte das viroses não apresenta um tratamento específico, sendo recomendado pelos médicos, na maioria das vezes, apenas repouso, hidratação e uma alimentação saudável. Entretanto, vale destacar que esse procedimento não é indicado para todas as enfermidades, sendo assim, faz-se necessário um diagnóstico correto e preciso das doenças.

Dentre as principais doenças causadas por vírus, podemos destacar:

- Aids

- Catapora

- Caxumba

- Condiloma acuminado

- Dengue

- Febre amarela

- Gripe

- Hepatite

- Herpes

- Mononucleose

- Poliomielite

- Raiva

- Rubéola

- Sarampo

- Varíola

Nesta seção traremos informações a respeito dos sintomas e agentes causadores das doenças virais, além de fornecer detalhes a respeito do tratamento e maneiras de se proteger dessas enfermidades. Vale destacar, no entanto, que nossos textos não substituem uma avaliação médica.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: