Ecologia

Home / Ecologia

Todas as interações dos organismos entre si e com o meio ambiente são estudadas pela Ecologia
Todas as interações dos organismos entre si e com o meio ambiente são estudadas pela Ecologia

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:

Ecologia é um termo derivado do grego que é formado pela junção das palavras “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo. Esse termo foi empregado pela primeira vez em 1866 em uma obra do zoólogo alemão Ernst Haeckel chamada de “Generelle Morphologie der Organismen”.

A Ecologia é uma parte da Biologia que estuda a relação dos seres vivos entre si e destes com o ambiente onde vivem. Sendo assim, essa ciência preocupa-se com todos os fatores que afetam um organismo, sejam eles químicos, físicos ou biológicos. Como o próprio nome indica, a Ecologia faz o estudo da “casa” de cada organismo.

Apesar de parecer simples, é um estudo bastante complexo e abrangente, uma vez que cada pequeno fator, físico, químico ou biológico, é fundamental para garantir a sobrevivência de um determinado organismo. Imagine, por exemplo, uma espécie de planta que vive em um ambiente árido e passa a ser submetida a grandes regimes de chuvas, ou então um lago onde é introduzida uma nova espécie de peixe. Em todos os dois casos haverá mudanças que afetarão diretamente essas espécies. Como sabemos, nenhum organismo consegue viver sem interagir com outros seres e com o meio.

Essa área da Biologia é extremamente importante, pois, conhecendo essas interações, podemos entender os impactos ambientais e os desequilíbrios causados às populações de todos os seres vivos em decorrência da ação humana. Esse estudo possibilita, por exemplo, a elaboração de planos de preservação e a criação de medidas que diminuam o impacto da nossa existência para as próximas gerações.

Como todos os campos de estudo da Biologia, a Ecologia não é uma área isolada e sempre necessita de outras áreas de conhecimento, tais como Botânica, Zoologia, Física, Química, Geografia e Matemática, tendo em vista que devemos ter conhecimento das características dos organismos, além, é claro, de conhecer como funcionam os fatores abióticos, tais como a luz, água e solo.

Nesta seção você aprenderá um pouco mais sobre como os organismos relacionam-se entre si, como eles se relacionam com o ambiente que os cerca e todos os outros fatores que afetam diretamente os seres vivos. Também daremos destaque especial para os impactos ao meio ambiente causados pelo homem e como podemos ajudar a reverter o quadro de degradação do planeta.

Boa leitura!

Curiosidade: O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho, mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: