10 atitudes simples que podem salvar o planeta

Você está aqui: Home / Ecologia / 10 atitudes simples que podem salvar o planeta

Preservar o meio ambiente é nossa tarefa!
Preservar o meio ambiente é nossa tarefa!

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Nosso planeta frequentemente é alvo de ações humanas que o tornam cada vez mais vulnerável. As mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a crise hídrica são apenas alguns dos problemas enfrentados pela Terra nos últimos anos e que possuem relação direta com as nossas atividades.

O planeta precisa de ajuda, e somente nós podemos ajudá-lo a sair dessa grande crise ambiental. Infelizmente muitas pessoas pensam que apenas grandes ações podem salvar o mundo, entretanto, pequenos atos de preservação e amor pela natureza podem fazer a diferença e garantir que as próximas gerações consigam viver em um planeta saudável.

Veja 10 atitudes simples que podem salvar o planeta:

1) Diminua o consumo de energia. Você pode reduzir o consumo de energia desligando os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizado, tomando banhos mais curtos, desligando as lâmpadas ao sair do ambiente e não utilizando vários eletroeletrônicos ao mesmo tempo. Uma dica valiosa é trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas mais econômicas.

2) Reduza o consumo de água. Para isso, reaproveite a água da máquina de lavar e utilize a água da chuva para atividades não potáveis. Outras dicas importantes são: diminuir o tempo de banho, lavar o carro utilizando um balde de água em vez de mangueira e nunca lavar a calçada com água.

3) Separe corretamente o lixo. O lixo deve ser separado adequadamente para que o material a ser reciclado não seja desperdiçado e possa ser aproveitado. Ao misturar o lixo, muito material que poderia ser reutilizado é simplesmente jogado fora, aumentando a quantidade de lixo no planeta.

4) Recicle e reaproveite. Reciclar e reaproveitar é essencial para diminuir a quantidade de lixo que é jogada em nosso planeta em lixões e locais inadequados. Muito material que consideramos lixo pode ser reaproveitado e até mesmo virar obra de arte nas mãos de pessoas habilidosas.

5) Não compre e venda animais silvestres. A compra e venda de animais silvestres alimenta um mercado que compromete a biodiversidade de uma região. Em alguns locais do planeta, a captura ilegal para a venda está levando muitas espécies ao risco de extinção.

6) Sempre que possível, deixe seu carro em casa. Os carros são responsáveis por eliminar uma grande quantidade de compostos que poluem o ar. Ao deixar o carro em casa, você contribui para a diminuição da poluição atmosférica.

7) Compre apenas o que é necessário. O consumo exagerado de produtos gera um uso exacerbado de nossos recursos. Isso quer dizer que, quanto mais compramos bens sem utilidade, mais contribuímos para a destruição da natureza.

8) Reduza o consumo de carne. O consumo de carne prejudica o meio ambiente, pois, para criar pastagens, uma grande área é desmatada. Além disso, é grande a quantidade de água consumida para criar os animais e para garantir todo o processamento da carne. Isso sem falar na grande quantidade de gases de efeito estufa emitidos pelo gado.

9) Alimente-se de alimentos orgânicos. Alimentos orgânicos são aqueles que não possuem agrotóxicos. Assim sendo, o consumo desses alimentos ajuda o meio ambiente e também sua saúde.

10) Espalhe seus conhecimentos sobre como preservar o meio ambiente. Ao ensinar outras pessoas, estamos contribuindo para um planeta mais saudável e com pessoas mais conscientes.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: