Bioma

Você está aqui: Home / Ecologia / Bioma

A Amazônia é um importante bioma brasileiro e apresenta uma grande variedade de espécies
A Amazônia é um importante bioma brasileiro e apresenta uma grande variedade de espécies

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Um bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria”.

De uma maneira simplificada, podemos dizer que os biomas são áreas que apresentam fauna e flora típicas e condições geológicas e climáticas semelhantes. São ecossistemas no clímax da sucessão ecológica.

Biomas do Planeta

Existe uma grande variedade de biomas em nosso planeta, assim como em nosso país. Os principais biomas do planeta são:

  • Tundra: Bioma encontrado na região norte do nosso planeta, próximo à chamada calota polar. Esse bioma pode ser visto no Alasca e Canadá, por exemplo.

  • Taiga: Esse bioma é formado, principalmente, por pinheiros, recebendo, portanto, o nome de Floresta de Coníferas. É também encontrado no hemisfério norte.

  • Campos: Biomas formados basicamente por plantas herbáceas.

  • Floresta Decídua: Essa floresta possui árvores que perdem as folhas no outono e estas crescem na primavera. Nesses locais, é possível ver quatro estações bem definidas.

  • Desertos: Locais com pouca umidade e solo relativamente pobre.

  • Savana: Apresenta vegetação rasteira e árvores com porte pequeno. O Cerrado é considerado a savana brasileira.

  • Floresta tropical: Inclui a nossa Floresta Amazônica e destaca-se por ser uma floresta com grande índice pluviométrico e temperaturas médias elevadas. A vegetação é sempre verde.

Biomas brasileiros

No Brasil, podem ser distinguidos seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, os quais se diferem pela sua fauna e flora.

  • Amazônia: É, sem dúvidas, o maior bioma brasileiro, ocupando um território de 4,196.943 milhões de km2. Ela possui um terço das espécies que vivem em nosso planeta e apresenta, principalmente, florestas densas e abertas. É considerada a maior reserva de diversidade biológica do mundo.

  • Caatinga: Esse bioma ocupa cerca de 11% do território brasileiro (abrange 844.453 km2) e destaca-se por ser exclusivamente brasileiro. A Caatinga caracteriza-se por possuir uma vegetação constituída por árvores baixas e arbustos. É comum nesse bioma a presença de espécies que possuem suas folhas reduzidas a espinhos para evitar a perda de água, como é o caso dos cactos.

  • Cerrado: É o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa uma área de 2.036.448 km2. O Cerrado é considerado um dos hotspots mundiais, uma vez que apresenta uma grande quantidade de espécies endêmicas, ou seja, encontradas exclusivamente nesse local. Sua vegetação é do tipo savana.

  • Mata Atlântica: apresenta várias formações florestais e outros ecossistemas que estão associados a elas. Esse bioma ocupava 1.300.000 km2. Hoje, infelizmente, ocupa aproximadamente 20% desse total. Podemos destacar nesse bioma a grande quantidade de espécies ameaçadas de extinção.

  • Pampa: Esse bioma é encontrado no Brasil exclusivamente no Rio Grande do Sul e ocupa 176.496 km2. Apresenta uma vegetação rica em gramíneas.

  • Pantanal: Esse bioma é o menor do Brasil, ocupando 150.355 km2. Destaca-se por ser a maior planície inundável do mundo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: