Canibalismo

Você está aqui: Home / Ecologia / Canibalismo

A viúva-negra apresenta canibalismo sexual
A viúva-negra apresenta canibalismo sexual

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

O canibalismo é uma relação ecológica que ocorre quando um indivíduo mata e alimenta-se de um ser de sua própria espécie. Apesar dessa interação parecer um tanto quanto assustadora, ela é amplamente difundida no reino animal, ocorrendo principalmente em locais onde as populações encontram-se com um grande número de indivíduos e o alimento apresenta-se em pouca quantidade.

Como o canibalismo ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie, classificamos essa interação como uma relação ecológica intraespecífica. Essa relação pode ser classificada ainda como desarmônica, uma vez que um dos indivíduos é prejudicado.

Exemplos de canibalismo

Um exemplo de canibalismo bastante conhecido é o realizado pela aranha viúva-negra. Essa espécie alimenta-se dos machos no momento da cópula, um tipo de canibalismo conhecido como canibalismo sexual.

O canibalismo sexual é apresentado principalmente pelas fêmeas, podendo ser verificado, além das aranhas, em louva-a-deus. Acredita-se que esse comportamento seja necessário, em algumas espécies, para que a fêmea consiga os nutrientes necessários para o processo reprodutivo.

Em algumas espécies de tubarão, observa-se um canibalismo também muito intrigante que ocorre ainda no interior do útero materno. Nesses animais, o mais forte alimenta-se do indivíduo mais fraco em um canibalismo conhecido como canibalismo intrauterino. Entre as espécies que realizam esse tipo de canibalismo, podemos citar o tubarão-mangona.

Algumas espécies de animais não realizam canibalismo de maneira frequente, como nos outros casos citados, mas as variações em seu habitat provocam esse comportamento. Esse é o caso dos ursos-polares, que, em virtude do aquecimento global e da destruição de seu habitat, enfrentam grandes problemas no que diz respeito à alimentação, fato que tem desencadeado um aumento crescente nos casos de canibalismo.

Atenção: O canibalismo ocorre apenas entre indivíduos de uma mesma espécie. Quando ocorre entre indivíduos de uma espécie diferente, dizemos que a relação é de predação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: