Ciclo da água

Você está aqui: Home / Ecologia / Ciclo da água

Observe a representação dos processos que ocorrem no ciclo da água
Observe a representação dos processos que ocorrem no ciclo da água

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

27 Aug 2014

Compartilhe:

A água é uma substância extremamente importante para os seres vivos, sendo, portanto, essencial para a manutenção da vida na Terra. Ela é encontrada em sua forma líquida, gasosa e sólida na natureza e cerca de 97% dela está presente no oceano.

A água sofre mudanças em seu estado físico constantemente e circula entre os seres vivos, rios, mares, lagos, solo e atmosfera. Chamamos esse processo de ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Inicialmente, a água de rios, mares e lagoas sofre evaporação (passagem do estado líquido para o gasoso). Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. O vapor formado vai para a atmosfera e, ao atingir camadas mais superiores, condensa-se. A condensação ocorre porque a temperatura em grandes altitudes é inferior à da superfície da Terra, ocasionando assim a passagem do estado gasoso para o líquido.

Quando ocorre a condensação, essas pequenas gotículas de água formadas darão origem às nuvens. Caso a temperatura esteja muito baixa, serão formados cristais de gelo ou a neve. Com as nuvens carregadas, ocorre a precipitação — chamada comumente de chuva — ou, ainda, dependendo da temperatura, há o granizo ou a nevada.

Quando a água chega ao solo, ela pode ser utilizada por animais e plantas, infiltrar-se no solo e constituir os lençóis subterrâneos, além de poder ainda voltar para rios, lagos e mares. A água contribui nesse momento também para deixar o clima mais ameno.

Vale destacar que os seres vivos também participam do ciclo da água, pois eles necessitam dela para a sua sobrevivência. Os animais, por exemplo, utilizam a água para diversas atividades metabólicas, obtendo-a a partir da ingestão ou da alimentação. Já as plantas necessitam de absorvê-la para que o processo de fotossíntese seja realizado, além de outras atividades metabólicas.

Parte da água utilizada pelos seres retorna ao ambiente por diversos processos, como a respiração, excreção e a transpiração. Esse último fator é o principal responsável pelo retorno da água para a natureza. Ela também é devolvida após a morte dos seres vivos através do processo de decomposição.

Podemos classificar o ciclo da água em dois tipos: o ciclo curto ou pequeno e o longo ou grande. O ciclo pequeno engloba apenas a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como seu retorno à superfície através da precipitação. Já o ciclo grande é aquele que envolve a utilização de água pelos seres vivos e seu retorno através de processos como transpiração e respiração.

É importante lembrar que o ciclo da água acontece constantemente em todo o mundo!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

27 Aug 2014

Compartilhe: