Ciclo do oxigênio

Você está aqui: Home / Ecologia / Ciclo do oxigênio

Animais e plantas participam ativamente do ciclo do oxigênio
Animais e plantas participam ativamente do ciclo do oxigênio

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

O ciclo do oxigênio baseia-se no fluxo dos átomos desse elemento através das substâncias inorgânicas e orgânicas no planeta. Uma vez que é encontrado em diversas substâncias, esse ciclo é bastante complexo e envolve diversos processos.

O oxigênio é encontrado principalmente na atmosfera, na forma de gás oxigênio ou gás ozônio, além de formar gás carbônico e água. Pelos seres vivos, ele é utilizado normalmente na forma de gás oxigênio para o processo de respiração.

A respiração é um processo em que plantas e animais utilizam oxigênio, que será utilizado posteriormente pelas células para a produção de energia. No processo de respiração, ocorre a formação de moléculas de água.

A água formada no processo de respiração pode ser utilizada pela própria planta ou animal em diferentes atividades metabólicas e retornar ao ambiente através da respiração e decomposição. A água também pode retornar através da eliminação de excretas, como urina, no caso de animais, e transpiração.

Além de ser consumido no processo de respiração, o oxigênio é utilizado no processo de combustão. Sem oxigênio, é impossível que haja fogo. É por isso que ao colocarmos uma vela acesa com um copo em cima, ela logo se apaga. O fogo consome todo o oxigênio que estava contido no interior do copo.

O processo de fotossíntese é o principal fornecedor de gás oxigênio para a atmosfera. Os seres fotossintetizantes utilizam gás carbônico e água para a produção de carboidratos (geralmente glicose) na presença de energia luminosa. Ao final do processo, é liberado oxigênio.

É importante destacar que não são apenas as plantas que realizam fotossíntese e, consequentemente, aumentam a quantidade de gás oxigênio na atmosfera. As cianobactérias e algas também são fundamentais na produção desse gás, produzindo até mesmo mais que as grandes florestas. Esse é um dos motivos pelos quais a Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo, e sim os oceanos.

O oxigênio também é encontrado na forma de gás ozônio, como dito anteriormente. Ele, nas camadas mais superiores da atmosfera, é formado a partir de gás oxigênio, que sofre a ação dos raios ultravioletas do Sol. O ozônio forma a chamada camada de ozônio, que é fundamental para a sobrevivência no planeta graças à sua capacidade de impedir a passagem de grande parte dos raios ultravioletas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: