Competição

Você está aqui: Home / Ecologia / Competição

Na imagem acima, podemos observar a presença de vários organismos de uma mesma espécie, fato que pode causar a competição
Na imagem acima, podemos observar a presença de vários organismos de uma mesma espécie, fato que pode causar a competição

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

A competição é uma relação ecológica desarmônica que ocorre quando organismos da mesma espécie ou de espécies diferentes competem por um determinado recurso. Por essa razão, essa relação ecológica pode ser intraespecífica ou interespecífica.

Competição intraespecífica

Em uma competição intraespecífica, todos os organismos que competem por determinado recurso são da mesma espécie. A competição pode ocorrer por diversos motivos, como demarcação de território, aumento exagerado da população e diminuição de alimentos.

Imagine, por exemplo, que vários indivíduos herbívoros vivam em uma mesma área e que, em determinada época do ano, as chuvas tornem-se escassas, levando várias plantas à morte. Com o tempo, o grupo de herbívoros iniciará uma série de disputas pelo pouco alimento disponível, sendo esse um exemplo clássico de competição intraespecífica.

Não são apenas animais que competem por recursos. No caso das plantas, por exemplo, a competição pode ocorrer em virtude da falta de água ou até mesmo em busca de um pequeno local ao sol. É por isso que normalmente algumas plantas morrem quando estão próximas a muitos indivíduos.

Na competição intraespecífica, pode ocorrer também a competição por parceiros para o acasalamento. Esse comportamento pode ser verificado em várias espécies animais, como girafas e leões-marinhos. Apesar de a luta ser travada pelos machos na maioria dos casos, em algumas espécies, as fêmeas brigam pelo macho. Esse caso é observado, por exemplo, em alguns antílopes africanos.

Competição interespecífica

Nas competições interespecíficas, a luta por um recurso acontece entre indivíduos de espécies diferentes. Essa luta pode ocorrer por território, alimento, luz e água, por exemplo. Diferentemente da competição intraespecífica, não há casos de disputas por parceiros sexuais.

Como exemplo de competição interespecífica, podemos citar a introdução de uma espécie em um habitat. Essa nova espécie pode apresentar o mesmo nicho ecológico que outra, desencadeando, portanto, a luta por um mesmo recurso. A competição interespecífica pode resultar na migração de uma das espécies para novas áreas ou até extinção de uma delas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: