Ecossistema

Você está aqui: Home / Ecologia / Ecossistema

Os recifes de coral são uns dos ecossistemas mais ameaçados do planeta
Os recifes de coral são uns dos ecossistemas mais ameaçados do planeta

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Quando o assunto é Ecologia, frequentemente utilizamos a palavra ecossistema. Apesar de fazer parte do nosso vocabulário, muitas pessoas não compreendem o real significado desse termo.

Podemos definir ecossistema como um conjunto de organismos que vivem em determinado local e interagem entre si e com o meio, formando um sistema estável. Cada ecossistema é formado por várias populações de espécies diferentes, constituindo, assim, uma comunidade.

A Floresta Amazônica com todos as suas plantas, animais, clima, tipos de solo e rios forma um ecossistema. Um pequeno jardim, um aquário e um lago, por exemplo, também formam ecossistemas, uma vez que, nesses locais, há organismos vivos interagindo com o ambiente em que vivem.

Podemos dividir o ecossistema em dois componentes básicos: os bióticos e os abióticos.

Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos. Os primeiros produzem seu próprio alimento através de processos de fotossíntese e quimiossíntese, já os heterotróficos são os consumidores e os decompositores.

Os componentes abióticos, por sua vez, são aqueles fatores não vivos, como a luz, a temperatura, os nutrientes, o solo e a água. Apesar de não darmos muita importância aos fatores abióticos quando pensamos em um ecossistema, eles são fundamentais para a sobrevivência dos organismos. Dentre esses componentes, podemos destacar a radiação solar, que permite o processo de fotossíntese pelos seres fotossintetizantes. Além disso, a água e a temperatura também exercem um importante papel na sobrevivência de organismos.

Para facilitar a compreensão e o ensino, frequentemente os ecossistemas são divididos em dois grupos: os aquáticos e os terrestres. Dentre os ecossistemas terrestres, podemos citar as florestas, desertos, campos, savanas, entre outros. Como exemplos de ecossistemas aquáticos, podemos citar rios, mares, oceanos e lagos.

Curiosidade: Você sabia que uma pequena gota de água pode ser um ecossistema? Se pensarmos que nessa gota pode haver uma comunidade de micro-organismos que interage com o meio em que estão, podemos afirmar que se trata de um pequeno ecossistema.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: